sábado, janeiro 14, 2006

Bomba nº 1

Fontes dignas de toda a confiança disseram-nos que a empresa Badoca Park está endividada até às orelhas de uma girafa com a Caixa de Crédito Agrícola, que já é credora ou detentora de boa parte da própria empresa.
Ao que parece, dar de comer a tanto animal e manter o espaço acarreta um nível de custos que o retorno das visitas regulares não cobre minimamente.
Ora bem - e sigam o meu raciocínio - se a Badoca Park realmente quer avançar com o Parque temático no Pinhal do Forno, com os investimentos anunciados, vai ter de recorrer a mais empréstimos junto da banca, certo ?
Ora, se as dívidas e o défice acumulados com o empreendimento do Parque da Badoca já são preocupantes, como é que haverá margem de manobra, em termos financeiros, para aplicar algumas dezenas de milhões de euros neste novo investimento e nas contrapartidas anunciadas ?
Em Abril de 2008 ainda existirá um Parque da Badoca da empresa Badoca Park ou da Caixa de Crédito Agrícola ?
Será esta uma estratégia de obtenção de fundos para investimento cá ou para safar acolá ?
Vamos lá por partes: estamos a falar de um investimento dourado para Alhos Vedros ou, a curto ou médio prazo, a transferir o direito de superfície ou a posse do Pinhal do Forno para uma qualquer instituição financeira ?
Lembremo-nos, quanto a anúncio de hotéis, integrações ambientais e inserções na paisagem, do que se passou com o Palmella Village, anunciado como um empreendimento modelar, com campo de golfe, hotel, centro de estágios para o próprio Euro, e que acabou apenas como um amontoado de moradias encaixotadas, pintadas a berro como é uso no Taveira e sem paisagem que não a fachada da casa dos vizinhos.

Por isso, caros autarcas eleitos de todas as cores, examinem bem o que estão a fazer antes de se enterrarem e nos enterrarem a todos em mais um elefante branco, vendido com a técnica da banha da cobra.
A Assembleia Municipal vale o que vale mas, como órgão fiscalizador do poder executivo municipal, está na altura de se chegar à frente, e assumir as suas responsabilidades, sem cegueiras momentâneas, nem cedências a pressões para decisão rápida.
A Moita ganhou algo a uma concorrência feroz ou ficou com o que os outros não quiseram ?

AV1 (texto)/AV2 (pesquisa)

2 comentários:

Mário da Silva disse...

Vocês não andam a lêr bem as coisas.

Sabem o que significa ex novo?

A golpada é mais que evidente. É uma forma subtil de transferir REN para zona urbanizável e em empresa ex novo da qual nem se sabe quem irão ser os donos... mas que suspeitamos, lá isso suspeitamos.

Divirtam-se na pesquisa e vão-nos dando desta suculenta informação.

Até mais.

AV disse...

Meu caro MdS,

Nós lemos muito devagarinho e, como sabemos que por cá todos lêem e percebem devagarinho, vamos devagarinho expondo o que se vai sabendo e entrevendo.
Sem uma demonstração, passo a passo, das várias questões, é difícil acreditar logo em conclusões não demonstradas.
Isto ainda tem uma costela de Alentejo (boa parte das minhas são-no), pelo que não adianta ir a correr atrás da conclusão, porque depois ninguém acredita.

É preciso ir dando os dados pouco a pouco para se demonstrar a validade da conclusão.

Queimar as etapas não funciona.

AV1