A coisa não estava fácil, pois comecei a oscilar entre prendas a sério e outras de puro gozo.
Foi então que, ao recensear os visados, reparei que o ano de 2005 foi de grande, enorme agitação em termos de blogs locais, não só de Alhos Vedros, mas do próprio concelho, mesmo se a nossa freguesia é de longe - pelo que sabemos - a mais activa.
Lembrei-me então de anteceder tal lista, por uma retrospectiva antológica do ano de 2005 em matéria bloguística.
Em primeiro lugar, lembrei-me dos defuntos:
* O Alhos Vedros no Coração de dois meses de duração (26/Março a 27/Maio), que felizmente não apagou o endereço, pelo que é possível confirmarmos a sua vida.
* O Várzea da Moita, defunto involuntário em virtude daqueles ataques interessantes que aconteceram no mês anterior às eleições e que foram tendo alvos definidos, que não adianta agora repisar. Nasceu a 7 de Julho, foi atingido pelo bichinho em finais de Setembro e foi sucedido por uma nova encarnação em 6 de Outubro e, em parte, já em 1/Outubro pelo Diz Correndo, ambos entretanto aparentemente inactivos.
* Os blogs pretensamente justiceiros e justicialistas da terra, que deram três pums entre o nascimento e a morte (Alhos Vedros Vigiada, Falar Verdade e acho que mais um ou dois), pois isto de ter uma ideia é diferente de excutá-la.
A todos eles desejo um bom repouso e que, acaso um milagre lhes suceda, que tenham uma segunda vida blogosférica mais longa.
Em seguida passei aos vivos e a alguns que ainda vou considerando como tal, mas que dão poucos sinais de vida. Será a esses que darei as tais prendas virtuais, mas que agora apenas passarei a elencar por ordem de aparição. Deixarei de parte os que foram criados para discutir o PDM, em parte por pessoas já ligadas a outros blogs, ou os que resultam de ligações a instituições também já antes existentes.
* O Conde de Alhos Vedros, exactamente há um ano atrás, activo de forma intermitente, consoante as idas e vindas de um aristocrata o permitem.
* O Blog do Brocas, logo depois a 10 de Janeiro e um dos mais produtivos ao longo do ano, nosso fornecedor de imagens e colaborador desde 2004, o que lhe valeu ser nosso membro honoris causa.
* O Alhosvedrense, nosso adversário de estimação nas quezílias em torno das autárquicas e vítima de uma invasão de vigilantes a partir de Outubro e até fechar os seus comentários. Nascido a 23 de Março.
* O Arre-Macho, blog moitense (e não moiteiro) que desde que o encontrámos logo considerámos pertencente à nossa fraternidade. O parto foi a 29 de Março.
* O Zelupi's Blog, criado em 15 de Abril por um dos leitores e correspondentes desde os primeiros tempos do AVP.
* O Reason (para abreviar), blog entre o local e o cosmopolita, do nosso amigo e atento leitor Mário da Silva, que nos acompanha desde 12 de Maio.
* O Alhos Vedros City do Oliude, um dos blogs com forte componente fotográfica que nos ajudou a meter a nossa máquina no saco desde 16 de Julho. Outro amigo que sempre nos facultou belas imagens.
* A Casa de Estudos de Alhos Vedros, apareceu em 5 de Agosto e, ao contrário do que eu pensava, não desapareceu e continua activa.
* O Alhos Vedros e Moita Photoblog do Joaquim Nobre apareceu em 16 de Setembro, quando o Verão refrescou e então é que as suas imagens fizeram as nossas ruborizar de vergonha.
* O Regedor av's fotolog apareceu em 30 de Setembro mas até há pouco tempo mal demos por ele, pelo que nos penitenciamos.
* Em 4 de Novembro apareceu o Nós e a Música por cá em Alhos Vedros, de alguém (João Martinho) que já há tempos nos ia deixando belas músicas na caixa de correio.
* O Ecos Moita anda nisto há pouco mais de um mês, pois surgiu em 21 de Novembro e, embora não o diga, tem um belo aspecto rosado, certamente da juventude.
* Por último, a menos que haja por aí algo de novo que não detectámos, o Discussões sobre ...ismos, que herdou o endereço de um fugaz Dinis Ataíde, 49, mas cuja vida oficial parece ter início apenas em 2 de Dezembro passado.
Quanto a nós, enfim já somos velhotes, porque abrimos as portas em Outubro de 2003 e a ateroesclerosse já salta à vista
AV1 (já tendo corrigido alguns erros detectados pelo colega co-editor)
2 comentários:
Camarada AV1,A Casa de Estudos de Alhos Vedros ainda está a na Blogosfera em:http://ceav.blogspot.com/
AV2, ainda a ressacar...
Enviar um comentário