sexta-feira, maio 26, 2006

E já que falaram em Parques...

... porque será que o das Salinas continua quase sempre às moscas, com um grau de atracção mínimo em relação à população de Alhos Vedros?
Será que os Alhosvedrenses são todos uns mal-agradecidos para com a "obra" da CMM, uns broncos que não gostam de espaços verdes.
Talvez!
Mas essa não será a principal razão.
Eu já por lá andei em manhã de fim de semana e bem vi que há mais gente na morgue que no Parque. A miudagem não aparece por lá sozinha e as famílias não aparecem por lá como em outro tipo de parques (como na própria Moita ou no Barreiro, no Montijo, em Setúbal).
A principal razão é o facto de o parque ter sido feito em terrenos excêntricos em relação aos maiores núcleos populacionais da freguesia (eram alagadiços e, portanto, mais baratos e sem interesse para o sector imobiliário) e, para além disso, ter acessos canhestros, uma envolvência ridícula (linha de comboio, estrada, ruínas até há bem pouco) e uma manutenção que deixa muito a desejar.
Para além disso, as actividades de animação do Parque são praticamente nulas e a sua própria construção apagou quase por completo o valor educativo que teria a memória - agora meramente toponímica - das actividades tradicionais que se desenvolviam naquela área.
Se a recuperação do Moinho de Maré fosse feita com lógica, se a comunicação directa entre o Parque e a zona do Largo do Descarregador não estivesse cortada, se o Largo do Descarregador fosse intervencionado com alguma visão, tudo poderia ser um pouco diferente, muito diferente mesmo, mas há falta dessa visão estratégica e os meios disponíveis foram canalizados nestes últimos anos para outras prioridades e agora dizem que não há mais.
Por isso, o Parque das Salinas, apesar da ideia de enquadrar a Matriz não ser descabida, acabou por resultar mal na sua concretização pois não conseguiu, com um pouco mais de imaginação, superar as incongruências de um projecto mal nascido.
Enterrou-se literalmente dinheiro ali, pois aquela zona não era a de solo mais adequado para um Parque destes.
E a obra nascida, embora cara, tem muito pouco impacto na vida dos alhosvedrenses.
Porquê?
Perguntem aos inteligentes ou, na sua falta, aos que tudo justificam.
O que eu acho já ficou escrito e esta não é a primeira vez.

AV1

Sem comentários: