sábado, outubro 21, 2006

Pensamentos para um dia de aniversário

«O que começou como uma erupção espontânea de creatividade populista está na imin~encia de ser absorvido pelo comprexo industrial mediático que diz desprezar. No processo, um grupo de bloggers fascinados - aqueles volúveis o suficiente e ideologicamente seguros para encaixar no seio da elite de opinadores dos media convencionais - vai ganhando maiores audiências e maior influência. Mas a paixão e a energia que fez o blogar uma aternativa tão potente aos media dominados pelas corporações está em perigo de se perder ou de ser empurrada para as zonas mais afastadas da internet.»
(Billmon, The Los Angeles Times, 26 de Setembro de 2004)
.
«A internet deu o poder a cidadãos normais de se tornarem verificadores de factos e analistas. pessoas com uma vasto âmbito de experiências pode colaborar online, partilhando conhecimentos, fontes e ideias e desafiando os factos de cada um.»
(Joanne Jacobs, San Francisco Chronicle, 26 de Setembro de 2004)

As citações são retiradas do livro de Hugh Hewitt, Blog: Understanding the Information Reformation that's changing your World. Têm mais de dois anos, mas nós por cá andamos sempre um pouco atrasados nisto. A primeira desmonta o processo que tem ajudado a normalizar e domesticar a blogosfera mais criativa e crítica, enquanto a segunda sublinha as vantagens que ela ainda contém.
Claro que aqui encaramos principalmente as vantagens, fugindo a sete pés à domesticação do pensamento selvagem (olha uma citação erudita do Jack Goody) e do politicamente correcto que invade a sociedade acomodada - local, nacional, global - que cada vez mais tentar sugar a atmosfera que alimenta as formas alternativas de expressão.

AV1

1 comentário:

k7pirata disse...

Muitos parabéns e que continuem por muitos mais.