quarta-feira, outubro 18, 2006

Vocabulário Actual da Gestão Autárquica Moiteira - Letra P

Planeamento - Isto até era para ser um texto um bocadito longo, mas os últimos acontecimentos demonstraram por si mesmos aquilo que se pretendia evocar. O planeamento, CMM style, é uma das maravilhas do poder local nacional, alinhando com orgulho pelo nível mais baixo da bitola, tanto no que à calendarização e coordenação das obras diz respeito, como depois à execução do que se diz ter sido planeado. O caso da Marginal da Moita - e até nos podemos esquecer do camião - é simbólico: desrespeito pelos prazos, intermitência das obras e das interrupções de trânsito e, finalmente, quando tudo parece pronto, revela-se que afinal tudo só está bem à superfície. Alguém devia colocar a mão na consciência e tentar extrair consequências de tudo isto, ou na área dos projectos ou no da fiscalização da sua execução, passando pelo próprio processo de adjudicação, normalmente pelo preço mais conveniente e não pela qualidade. Mas como de costume ninguém é responsável por nada, pois basta lembrarmo-nos do que aconteceu com o dique. Enfim. Mas em Alhos Vedros estas asneiradas também são normais, sempre que se faz mais do que restaurar passeios. Alguém já se esqueceu do viaduto feito sobre a linha férrea que esteve fechado porque não tinha sido acautelada a desapropriação dos terrenos? Ou o imbróglio em torno do Parque das Salinas que, se exceptuarmos o espaço de equipamentos de lazer para os mais miúdos, já pareceu nascer velho? E mal concebido, tanto quanto ao escoamento das águas, como o próprio desenho no extremo noroeste, onde agora acabou por ser cortado? Isto para não falar no nível de ruído proveniente da proximidade da ferrovia e rodovia. Mas para o poder moiteiro, lazer em Alhos Vedros é cheirar fumos de escape e ouvir o comboio passar. Nada de estranho. Para terminar, apenas o detalhe das obras de ampliação da EN, como aparente contrapartida da instalação de superfícies comerciais na nossa freguesia: também como é habitual os acessos vão sendo feitos a posteriori, com o detalhe interessante de serem feitos já em época de chuvas e de regresso ao trabalho. Fazer aquilo na época baixa de trânsito e quando o clima ajudava, entre Junho e Agosto deveria ser contrário às normas do bom-senso, portanto...

AV1 (sem net desde o início da manhã, graças a um Sapo preguiçoso que permitiu um comentário muito apressado do assessor multiusos, que sobre a substância da matéria nunca diz nada..)

7 comentários:

nunocavaco disse...

Bem, gostei do post, especialmente no que concerne a erros ortográficos. Quem aponta um dedo aos outros tem os outros quatro virados para si. Desde "orugullo", passando pelo "processod" e terminando numa localidade inventada "Alhos Vdros" este post é um hino que retrata a evolução da nossa língua.
Um abraço deste simples mortal que até consegue fazer melhor no que toca a fazer evoluir o nosso português.

Anónimo disse...

Se eu não tivesse estado sem net a manhã quase toda para corrigir esses erros, talvez o assessor multiusos não tivesse oportunidade de gastar o tempo que devia ter usado para conjugar o verbo "haver".
Vai-te embora ó melga, que eu já não estou com interesse nos guarda-costas.

nunocavaco disse...

Mas já admite dar erros, feliz evolução. É um bom começo ainda que a arrogância se mantenha. O interesse pelos insectos também é de louvar ainda acaba por fazer um estudo centrado no "eu".

Anónimo disse...

Continua a época dos "carapaus de corrida", pagos pelos dinheiros públicos para controlarem os blogs.

Olhe meu caro NC, eu já me cansei de si e das suas pretensas sabedorias sobre o amornamento global.

Se ainda eu lhe reconhecesse currículo para ligar às suas opiniões, ainda vá, mas você é apenas um daqueles que no mundo real, fora da bolha do partido, não sobrevivia dois tempos.

Só que um tipo vai-lhe dando resposta e você ainda pensa que..

Quanto ao meu ego está bem e recomenda-se, não precisa de dar a cara, para receber cumprimentos e palmadinhas nas costas.

Já agora, já foi corrigir o site da JFBB ou inquiriu quanto custou o boletim da JFMoita?

Isso sim são espaços institucionais que deviam ser exemplares, mas não passam do espelho da incompetência geral do poder moiteiro e amoitado de que o NC é uma mera extensão.

Quando um blog vos serve de modelo, o mundo anda ás avessas, mas eu até entendo a sua sensação de, coiso, limitação.

AV disse...

Era "às"...
...embora o crítico nem desse por isso. Escolaridade básica e secundária, jota partidária, faculdade, emprego garantido, são percursos que não estimulam a excelência, para citar o nosso "primeiro", outro exemplo de frango de aviário partidário com peneiras.

nunocavaco disse...

Bem não me afectou mas já agora poderia ver o meu curriculum e ver o que já fiz ou faço. Nele constam estudos científicos e até trabalho informático em loja particular. Portanto esse seu argumento não é válido para mim, você afirma uma coisa que desconhece só para me atingir e isso é feio, mas falhou o alvo. Como vê não faço o mesmo em relação à sua pessoa mas também o podia fazer e isso sim era uma perda de tempo.

Anónimo disse...

I'm amazed and overwhelmed...

Não me faça rir, que eu já tenho idade para não ter juízo.

E onde foi que aprendeu as técnicas "pideiras" de telefonar a desoras para descobrir a identidade das pessoas?
Foi na iniciativa privada?