terça-feira, outubro 17, 2006

Empedrem mais o rio, empedrem...

O Blog da Moita, em 19 de Abril de 2006, e eu só vi isso agora...levantava dúvidas sobre o término da obra moiteira mais Babilónica desde a construção do Dique que em muito contribuiu para o assoreamento da caldeira, transformando-a num espelho de merda.
Dizia este nosso colega Bloguista isto na altura: "...ainda durante este primeiro trimestre do ano, com a terceira fase do programa Polis. Esta terceira fase consistirá na construção da nova Rotunda, junto à escola Fragata do Tejo, e também na contrução das novas instalações do Centro Náutico Moitense, essencial para a futura continuação das obras. "
e continuava... "Com a segunda fase destas obras actualmente a decorrer, e com finalização prevista para Julho, esta atempada programação da terceira fase seria de elogiar, se não fôsse o facto de estas obras dependerem em grande parte do financiamento da União Europeia, a qual já anunciou que só financiará as obras terminadas até 2007.
Ora acontece que o Polis da Moita está extremamente atrasado relativamente a este prazo, sendo necessário, em cerca de ano e meio, construir bem mais de metade do projecto."
No fundo o escriba até concorda com esta ideia insana de empedramento e alcatroamento do rio, apenas acha que não será viável a sua conclusão no tempo aprazado...
"Será possível contruir tudo isto até ao fim do prazo dado pela União Europeia? Ao ritmo que se tem vindo a seguir, não creio. Só com um ritmo superior, que garanta por exemplo a paralelização das obras e não a sua serialização (porque é que as instalações do Centro Náutico não foram já construídas?) isso será possível. Mas tendo em conta as dificuldades financeiras actuais, quer da Câmara quer do próprio País, será difícil."


Meu caro DaMoita, o erro já foi cometido, tendo este poder moiteiro empedrado a marginal e impermeabilizado as margens do rio, com consequências que já se fazem sentir agora, pouco mais de um mês depois do empedramento e da impermeabilização dessa marginal. Ainda bem que não houve verbas para continuar esta obra, porque se deslocarem o Clube Naútico e construírem: - A rotunda já referida- O prolongamento da Avenida Marginal até essa rotunda- A construção das novas instalações do Centro Náutico- A construção do novo Parque Urbano- A construção dos novos jardins do Estuário- Terminar o passeio da Caldeira, em cima deste terreno que tem um grau infiltração de águas pluviais e do rio muito superior à área agora empedrada, então será o descalabro total com todas essas obras a virem abaixo dentro de pouco tempo, senão vejam esta foto que mostra o grau de humidificação destas antigas salinas...

AV2

2 comentários:

Anónimo disse...

Quis a providência, que almas iluminadas, direi mais, resplandescentes, imbuídas do verdadeiro espírito Alhosvedrense,
exultem com o afundamento progressivo, agora da marginal e um dia se deus quiser, da moita com todos os seus moiteiros militantes.

Anónimo disse...

That's the spirit of it... ó Karkalov, karkanhov, ou isso...