sexta-feira, novembro 03, 2006

Eu sou do tempo...

... em que não havia saneamento básico em muitos sítios, é certo, mas em que se faziam estradas com a superfície um pouco conveza, com regueiras laterais empedradas e árvores a ladear o conjunto.
A convexidade ajudava a escorrer as águas pluviais para as regueiras que, por serem em empedrado, para além de conduzirem a água facilitavam a sua absorção pelo solo.
As árvores para além do efeito decorativo e da sombra em dias soalheiros de Verão, ajudavam a fixar os solos e a absorver o excesso de água.
Tudo tinha a sua lógica.
Agora alcatroam tudo, muitas veze sm em cotas inferiores aos terrenos envolventes, colocam sarjetas de muitos em muitos metros que rapidamente entopem com as terras e lixos arrastados pela água das chuvas e cortam todo o tipo de arvoredo envolvente porque atrapalha.
Depois...

AV1

1 comentário:

Anónimo disse...

Já para não falar no dom que tem quem decide onde colocar essas mesmas sargetas, que por sinal é comum em vários concelhos do nosso país.
Ele é ver a água correr rua abaixo com toda a força, e passar mesmo ao lado da sargeta, minunciosamente colocada na zona mais alta onde, por questões de fisica, a água não passa.
BG