sábado, janeiro 20, 2007

Luís Bonixe, o Jornalista Fixe

No Margem Sul de hoje, o jornalista Luís Bonixe aparece a justificar a lamentável pisadela na bosta que foi a sua pretensa "reportagem" sobre os blogues locais.
Se a peça era uma exercício patético de mau jornalismo, a justificação ainda é pior, pois o rapaz baralha tudo e baralha-se todo ao tentar misturar critérios editoriais, crítica explícita ao anonimato e faltas grosseiras à verdade.
Para este "jornalista" o caso Watergate nunca teria existido porque o Washington Post não poderia ter aceite divulgar matérias sensíveis com base numa fonte chamada Garganta Funda.
E o jornalista Seymour Hersh (ler o seu livro Chain of Command pois pode ser uma inspiração para combater a ignorância em matéria de ética jornalística) nunca poderia ter publicado a sua denúncia dos abusos comentidos nas prisões de Guantánamo e Abu Ghraib pois se basearam em materiais de fontes anónimas.
Com jornalistas amansados destes o que esperar da comunicação social.
Este é o post #6999 do AVP, após quase 3 anos e meio de existência e 200.000 visitas registadas só desde Dezembro de 2004.
O post #7000 será todo dedicado a desmontar a argumentação esfarrapada de Bonixe, o Jornalista Fixe acerca daquilo que fez a semana passada.
Porque todos nós sabemos o que ele fez, não no Verão, mas na semana passada.

8 comentários:

Anónimo disse...

Recebeste ao algum e-mail do Jornalista Fixe?

Eu não.

AV disse...

Eu também não e agora pus-me em campo para saber se alguém recebeu.

Porque posso ser anónimo, mas estou longe de ser comido por parvo por um aprendiz de feiticeiro.

Mário da Silva disse...

Eu também não e até tenho dois emails à falta de um :)

Já agora, viram a reportagem do nosso amigo paineleiro? Achei gira.

Até mais.

Mário da Silva disse...

Mô migo!

Acabei de lêr mesmo agora a resposta Bonixica.

1. Você não notou que no banheirense já tocaram a rebate e já estão os quatro novamente arregimentados? E é que coincidiu com a publicação do jornal. Coincidências de certeza.

2. E do mail publicado você anda meio alapardado mesmo. Ele está, evidentemente, a falar do tal email do Nuno Cavaco.

3. O rapaz não percebe a diferença entre "anónimo" e "incógnito sob pseudónimo" mas se calhar é melhor mandar-lhe as referências do dicionário.

4. Se o critério foi: citação, "para a realização da reportagem, que visava caracterizar a blogosfera regional da margem sul do Tejo, considerei os blogues que tivessem como principal assunto os temas ligados à região, ao concelho ou à freguesia", fim de citação; então só mesmo rindo.

Neste critério estão O Plano da Moita, o AVP, O A Sul, o Escândalos no Montijo, o O Lado Certo, O Pinhal de Frades, o Revisitar Alhos Vedros, Alhos Vedros City, Alhos Vedros e Moita Photoblog, Alius Vetus, Brocas Vetus, Casa de Estudos de Alhos Vedros, O Conde de Alhos Vedros, Ecos da Moita, Futebol na Margem Sul, Nós e a Música cá por Alhos Vedros, Viver Alhos Vedros, Arre Macho, Há Vida na Baixa, Amigos & Companhia, Baixa da Banheira, Banheirense, Falta Papel, Na Margem
Para Lá do Cabeço, Altoseixo, A Paragem do 18 no Cabeço Verde, Barreiro Cáustico, Barreiro em Blogs, Barreiro Político, Barreiro Velho, Estórias de Alhos Vedros,Barreiro Sempre Vive...

Isto para só sacar os que vocês têm aí ao lado...

Agora s'o ASSUNTO RPINCIPAL do Banheirense é a Baixa da Banheira, ou sequer a região, vou ali e volto já! Ao lê-lo ficamos com a ideia que a maior parte dos artigos são sobre o aquecimento global, o governo central, o aborto, o governo central, os blogs anti-situacionistas (A-Sul, AVP, O Plano de quando em vez e outros), o governo central, o aquecimento global... já me 'tou a repetir!

Até mais.

AV disse...

Mas qual mail do Nuno Cavaco?
Ando mesmo por fora do assunto...
Aqui nunca publiquei mails de ningúém, apenas aludi a que havia desencontro entre discurso privado e público.
Quem publicou o quê?
E o que tem Luís Bonixe que ver com isso?
Ou ele é o "5º" mosqueteiro do Banheirense?
É isso?
Foi uma reportagem para defender alguém propositadamente?

Quanto a um outro assunto, não é por amaciarem o nosso Sinn Feinn que deixam de levar nas trombas.
Já era tempo de perceberem isso.

Mário da Silva disse...

Aqui nunca publiquei mails de ningúém, apenas aludi a que havia desencontro entre discurso privado e público.

Isso! Isso! E e tenho a vaga lembrança de ele ter dito que você lhe publicou uma parte do que dizia.
Ou então será do pessoal da Várzea que o Nuno -- perdão, Bonixe -- se está a queixar.

não é por amaciarem o nosso Sinn Feinn

Não desmereça do rapaz que ele merece que falem dele em todo o lado. E bem, claro.

Gostei do outro artigo mas ainda lhe podia malhar mais... p'rái um artigozinho de 10 páginas :)

Até mais.

AV disse...

Se a menção do Bonixe é a esse assunto é, no mínimo, desinformada e, quase por certo, profundamente desonesta ou da parte dele ou de quem o desinformou.

Ms do assessor multiusos tudo se espera. Aliás, não seria nem a primeira, nem a segunda, nem a terceira.
Ainda há pouco tempo meteu-se com alguém meu conhecido, bem melhor localizado do que ele no Partido e quando o percebeu começou logo às arrecuas.

Ponto Verde disse...

Ê tambêm nã arrecebi nanhum mêle pra me desanónimatizar e dar o bitate ao homme do jornali.Mas que honra saria falarem do a-suli no jornali, era melhori que ser falado na revista do asco de plástico pela badalhoca filha do ex ministro. Ninguém nos ligã, Porra!!! Nã sê como é que tanta gente nos lê!!!

*Nota- Português do ponto verde depois de retirar a capa do anonimato