segunda-feira, maio 28, 2007

Mas afinal existimos?

Para mim o detalhe mais importante da entrevista concedida por João Lobo ao jornal A Voz do Barreiro e reproduzida no Região de Setúbal é que a primeira pergunta reza assim:

VOZ DO BARREIRO – Sr. Presidente, recentemente, quer o presidente da Câmara, quer a própria Autarquia, foram muito atacados, designadamente na blogosfera, a propósito do PDM. Que razões assistem, se for o caso, a quem faz essas acusações?

Isto é especialmente divertido porque, afinal, os anónimos sem credibilidade aparecem como os principais opositores a toda esta barafunda que se instalou na autarquia moiteira.
Repare-se que não se fala em forças partidárias, em nomes de políticos locais, de qualquer tipo de estruturas, mas da blogosfera.
Afinal, afinal... os anónimos - teoricamente sem credibilidade - são os primeiros protagonistas da entrevista e quem coloca João Lobo imediatamente à defesa e sempre são quem mais incomoda.

Segue-se um longo relambório, tipo ascensão e queda do império romano, para voltar nova pergunta insistente:

VB – Mas porque é que surgem estas ataques?

E agora apreciem a resposta, com base na lógica felgueiro-gondomarense:

JL – Era aí que eu queria chegar. Os ataques não são de agora e ainda continuam mas, a sua natureza e a sua validade, na minha perspectiva, e por isso mesmo eu estava a voltar ao período pré eleitoral, foi verificado à data de 9 de Outubro de 2005, com a afirmação reforçada, das gentes deste município, a confirmar que acredita no projecto da CDU. E o entendimento do presidente da Câmara é que com este desenvolvimento, se as gentes do município da Moita estivessem, de facto, contra este processo de revisão do PDM tinham exercido nessa altura das eleições a penalização porque eu até era cabeça o de lista por uma equipa.
.
Para João Lobo, portanto, a questão não passa pela validade das críticas, pela visão que se tem do desenvolvimento do concelho, mas sim pelos resultados das eleições.
Se foram ganhas, pianinho e ninguém tem direito a protestar.
Nem percebo porque é que a força partidária a que pertence tem contestado a acção de autarquias como a de Lisboa.
Carmona não ganhou as eleições?
Valentim não repetiu a gracinha, já arguido até às orelhas?
A Santa Fatinha não foi levada em apoteose eleitoral depois de foragida à justiça?
Afinal que ética política defende João Lobo?
Que projecto de cidadania acha que deve existir neste concelho?
O que João Lobo se esquece de afirmar é que o compromisso eleitoral da CDU não era o projecto do PDM e que no período pré-eleitoral não surgiram certos assuntos à baila - e já não falo na sua aposentação - como a forma de implementar certos projectos que se sabe agora que nunca existirão como o do Parque Temático, perfeito anúncio de propaganda sem sentido nenhum.
De acordo com o shôr Presidente, sempre trankilo, ganhas as eleições pode-se fazer tudo durante quatro anos, porque as gentes da Moita e tal, não exerceram o seu direito à penalização do PDM, e deram-lhes a maioria e tudo o mais.
Agora eu gostava que fossem perguntar às pessoas que votaram e as inquirissem se votaram por causa do PDM, se sabiam o que lá está e o que lá se promete apenas a alguns, ou se apenas votaram na maior parte por fidelidade partidária e porque a máquina instalada no concelho se esforçou por bater a todas as portas e a relembrar todas as fidelidades e dívidas de gratidão.

12 comentários:

Anónimo disse...

Falam muito na reforma do homem mas não se esqueçam que é um direito dele e aprovado pela direita que deste modo sempre vai arranjando gente que doutro modo não teria.

Unknown disse...

É só porque os eleitores da Moita são tão burros e tão obtusos, incapazes de discernir por si próprios sobre quais são os seus interesses, que há necessidade de mentes tão esclarecidas como as dos AV's para lhes indicarem os caminhos a seguir.
Comparar João Lobo, eleito nas listas da CDU, com Valentim Loureiro e Fátima Felgueiras, eleitos em listas de "independentes" (dessas a que os AV's acham que se devem passar cheques em branco para as autarquias) diz bem do nível da argumentação que é usada nesta cruzada contra o poder local democrático. Leia-se toda a entrevista e contraponham-se argumentos. Ou já chegamos ao vale tudo?

Anónimo disse...

cruzada contra o poder local democrático?

AV disse...

António, você entrou na estratosfera?
Eu apenas acho que os argumentos de JLobo para justificar o PDM não podem ser que foram eleitos e pronto.
Isso é que é abdicar de usar argumentos.
Isso é que é isaltinar a discussão.
Fui eleito, pronto.

Não, usar argumentos é afirmar que o projecto de PDM visa criar uma massa compacta de dormitório e armazéns retalhistas da Baixa da Banheira até à Moita em volta dos principais acessos, sem áreas de intervalo ou tampão, nem seque o "corredor verde" de que Lobo falava em 2003.

Vamos lá ser por um momento sérios: acha que aqui alguém é contra o Poder Local Democrático?
Se o acha, errou na porta, como escreveram os outros.

Aqui somos é contra quem abusa em nome desse mesmo Poder.

Unknown disse...

Se li bem a entrevista, o João Lobo nunca diz, nem dá a entender "fui eleito, pronto". Fala sim dum projecto eleitoral que foi sufragado favoravelmente pela maioria dos eleitores do concelho e mais do que uma vez. O controle da execução desse projecto pode e deve ser feito nos órgãos próprios, mas também duma forma participada e mais informal.
Pela forma como apresentaram a questão, está implícito um atestado de burrice (não perceberam) e de estupidez (erraram e repetiram o erro) passado à maioria dos eleitores. É isso que eu critico.
Quanto à questão do corredor verde, aceito discuti-la em bases sérias e em profundidade, no contexto do actual ordenamento jurídico e financeiro das autarquias locais, já que a Moita não é uma ilha.
Essa do "isaltinar" teve piada e reconheço que algum fundamento.

Ponto Verde disse...

Mais uma entrevista patética...quem dera viver na Venezuela , ir fechando as vozes criticas e de vez em quando ir fazer uma visita ao Fidel, com trankilidade...isso é que era vida...sem anónimos...

Anónimo disse...

"aprovado pela direita" - anónimo do topo

Ah! Bom! Se foi aprovado pela DIREITA está bem. Já podemos gozar dela que não é imoral.

Ora, tenha paciência, camarada e, acima de tudo, vergonha na cara.

"É só porque os eleitores da Moita são tão burros e tão obtusos, incapazes de discernir por si próprios sobre quais são os seus interesses (...)" - antónio

Ó António! Ó António! Vá lá contá-los... mas não se esqueça que eleitores da Moita são mais de 50.000 e isso não é o mesmo que votantes.

Passando os fait divers da malta do costume...

Em todo o caso, e sobre o resto do artigo, esta entrevista já teve resposta e já está toda de rabo ao léu.

É que a pouca vergonha é tanta que já nem se dão ao trabalho de esconder as coisas em moradas diferentes que era para nós nos ficarmos pela miragem e um bocadinho iludidos da seriedade e real boa vontade dos "jornalistas"... mas não! Era pedir muito!

Só não dizemos que o(s) rei(s) vai(ão) nú(s) porque esta é uma terra repúblicana... até vêr!

Tudo o resto a lêr nessas cinco inúteis páginas é só por pura diversão e para distrair os neurónios a desmontar mais uma palermice sem pés nem cabeça.

Até mais.

AV disse...

Os não-anónimos já não sabem que dizer.
Qualquer dia se aprovarem a tortura para obter delações - mesmo sendo a Direita - tudo bem, já se pode usar na Moita, terra de esquerda.

Anónimo disse...

OH SEUS MERDAS...
TENHAM É VERGONHA...
E OLHEM PARA VOCES ANTES DE FALAREM NA VILA DA MOITA..
... A MOITA DÁ-VOS NOME...
SAO PESSOAS SEM ESCRUPULOS POR FAZEREM UMA MERDA DE UM BLOG, PARA FALAREM MAL NA TERRA VIZINHA... QUE VERGONHA... DEVIAM-SE APOIAR UNS AOS OUTROS...
FALAM MAL, MAS NA ALTURA DA FESTA, OU ATE POR OUTRA RAZAO ANDAM CA TODOS A LEMBER OS CUS...

PENSEM, ANTES DE FALAR...
FICA-VOS MAL A VOCES... A VILA DE ALHOS VEDROS, PERDE A BELEZA AO TER HABITANTES TAO ESTUPIDOS..

ver de fora disse...

nao sei porque a por ai algumas pessoas que nao gostao da Moita mas adorao o Brasil quando ai sim so se ve merda e putas e ladroes salvo agumas pessoas que nao tem culpa...

Anónimo disse...

Dá-se recompensa a quem encontrar o Lobinho,( MIAU ) animal de estimação de Jorge Palma, desapareceu ás 24h do dia 24 de Abril em Alhos Vedros.
Se por acaso o encontrar o contacto é o...

Furacão

Anónimo disse...

essa foi de Jorge Palma no Concerto de 24 de Abril em Alhos Vedros, ao chamar o srº Presidente da Câmara para fazer uma interveção sobre o 25 de abril, o srº Jorge Palma e ridiculo chamou pelo Presidente da Edil, que deveria ter mais respeito, chamou-lhe de Lobinho ( Miau )isso não se faz e o sr não estava em condições de cantar, mas jantaram todos juntos é o que dá as confianças.