sexta-feira, maio 25, 2007

Nem OTA, nem Margem Sul


Lisboa não precisa de nenhum novo aeroporto, precisa é de rentabilizar o investimento que se tem feito no aeroporto da Portela, existem possibilidades técnicas de no mesmo espaço físico optimizar-se a sua gestão, dando maior acesso a mais voos e a um menor tempo entre a aterragem dos aviões e o escoamento dos seus passageiros, que é o que tem sido descurado, também as áreas de aterragem e de serviços das companhias podem ser melhoradas, usem a imaginação...que não se crie um novo monstro na OTA ou na Margem Sul.

O aeroporto de Beja é que será importantissimo num futuro próximo, porque vai desenvolver o Alentejo, como zona agrícola e industrial, o porto de Sines está ali bem próximo e o Alqueva pode e deve ser aproveitado para a agricultura pois é o maior lago artificial da península ibérica e quem conhece a Extremadura e a Andaluzia sabe que aquilo sim é um deserto, mas o fluxo turístico pode ser também canalizado para o aeroporto de Beja, tornando-o a zona central de acesso para o Algarve e também para a Extremadura Espanhola e a Andaluzia, passando Beja a centralizar esse fluxo de passageiros que actualmente opta por Sevilha.

A OTA, fica situada na zona Oeste, que é o grande abastecedor agrícola de Lisboa e que o governo quer transformar em resorts turísticos de condominio fechado, acabando com a agricultura e tornado-a "very Tipical", em vez de ser vista como extremamente necessária para a nossa sobrevivência como nação independente, que é outra coisa que este governo de porcos ibéricos está a tentar desesperadamente fazer despovoando o interior e inclusive vendendo as nossas pedras a Espanha.

O Poceirão é sempre uma hipótese a considerar, num futuro de aqui a 30 anos, porque não implica problemas ecológicos, como a migração de aves, nem o abate de árvores como no Rio Frio, mas até lá já as aeronaves terão evoluido de uma maneira a que não se tornem necessárias pista de aterragem tão grandes pois a descolagem e aterrizagem serão feitas de modo mais ou menos vertical, o que transformará os mega aeroportos actuais despropositados e ridículos num futuro próximo, sendo a opção futura a multiplicação de pequenos aeroportos e de cada vez mais companhias de taxis aéreos e de aeronaves de menores dimensões que tornarão também o TGV uma coisa ridícula num futuro próximo e que hoje já está a ser questionado pelas empresas aéreas "Low Cost", mas o TGV é outra conversa que abordarei brevemente.

9 comentários:

Ponto Verde disse...

Caro AV , permita-me discordar e concordar.

1) Concordo com a continuação, rentabilização da Portela com a saída da FA de Figo Maduro.

2) Acho que mais que construir um aeroporto na OTA, convém tirar o aeroporto da Portela, aqueles terrenos são filet mignon para a especulação imobiliária e para o Sr Stanley Ho...

3) Concordo com Beja para onde deveriam ir as Low Cost como vão para aeroportos semelhantes nos outros países europeus (também maioritáriamente construídos em "desertos")

4) O fenómeno das low cost arrisca-se a ser temporário, as margens de lucro são marginais em aviação, basta que o combustivel aumente e começarem a ser cobradas as taxas de carbono, para o negócio levar um rombo.

5) Sobre a hipótese Margem Sul, é óbvio que em relação à OTA têm vantagens (mas com penalisações ambientais, mas é impossível construír um aeroporto sem esses impactos), ah, mas temos os "terroristas que dinamitam pontes" , ele há cada uma...

6) Sobre o TGV também discordo,o comboio é prioritário no futuro em Portugal, nunca deveria ter deixado de o ser, veja-se o que se passa na Europa, mas basta uma linha Lisboa Madrid, o restante país não precisa estar ligado por TGV, os Pendulares são QB , têm é que ter um serviço virado para o utente coisa que a CP nunca teve.

7) A pressa que nos dizem ser necessária para começar a construír a Ota é enganosa, já perdemos há muito em relação a Madrid a megalomania de transformar Lisboa em placa giratória aéronáutica, basta ver o que há um ano foi inaugurado em Madrid para ver que é outra dimensão.

8) E por favor, não despachem nem o Mário Lino, nem o Pinho, é que as anedotas do Sócrates já cansam...ups...será que vou ter om processo?

AV disse...

Ponto Verde, responda-me só a esta questão que não percebi, no ponto 2), acha que o aeroporto deve sair da Portela ou não?

Mais logo respondo-lhe, abraço.

Ponto Verde disse...

De facto está mal explicado:

1) Sou a favor da continuação do Aeroporto na Portela, com um melhor aproveitamento de pistas, aerogare, terminal de bagagens, saída da FA de Figo Maduro.

2) As Low Cost (aumento de 80% no último ano) deven saír da Portela, não faz sentido, noutros países as LC operam em seroportos secundários , nunca principais. Beja é uma solução.

3) Há quem queira, mais do que construír uma Ota, tirar a Portela da Portela... o jeito que dava à "Alta de Lisboa"...

4) Num cenário de saturação total da Portela , TAP com mais de cem aviões (o dobro de hoje- ver entrevista ante ontem de F.Pinto) e crescimento do tráfego que não seja possível divergir, para Faro ou Porto (com voos directos a partir de Porto ou Faro) então sim , fará sentido um novo aeroporto, que fará tudo o sentido ser a Sudeste de Lisboa e não a Noroeste como é o caso da OTa

AV disse...

Aqui o outro AV, o que diz que é 1:

Sendo necessário alargar a capacidade de tráfego aéreo na zona de Lisboa, existem várias alternativas que não sou suficientemente conhecedor para discutir do ponto de vista estritamente técnico. No entanto parece-me óbvio que:

a) A manutenção da Portela a funcionar, mesmo que com uma capacidade similar ou menor do que a actual, será sempre uma vantagem competitiva para Lisboa.

b) A construção de um novo aeroporto nunca deveria ser uma operação dependente de interesses especulativos.

c) O Ministro Mário Lino só diz disparates pois, mesmo discordando da margem sul, os argumentos nunca podem ser aqueles, pois o que é hoje a Ota? Uma urbe cosmopolita?

Ponto Verde disse...

Sobre a manutenção da Portela com um papel secundário também é possivel, veja-se o caso do Rio de Janeiro em que o Aeroporto Santos Dummont se manteve , apesar do Aeroporto de Galeão.

E por aqui me fico, pois tenho que ir até à Ota , lá há Centros Comerciais bué fixes, Hospitais a dar cum pau, gente gira, aliás...MUITA gente gira ...isto aqui é um deserto!!!

Anónimo disse...

Eu sou a favor da manutenção do Aeroporto na Portela, acho que os militares devem sair do Figo Maduro e essas pistas devem ser aproveitadas pela aviação civil. O Aeroporto na Portela tem vantagens únicas, fica no centro de Lisboa, enquanto que na maior parte dos outros Aeroportos europeus os passageiros têm ainda que percorrer por vezes distâncias consideráveis para chegar à cidade pretendida. Em termos de segurança isto dito por um piloto, o Aeroporto de Lisboa tem das melhores condições de aterragem, em termos de facilidade de acesso, ventos e caso algo não corra bem, existe o rio. Enquanto que na OTA dito por esse mesmo piloto, existe um problema parecido ao do Aeroporto do Funchal em termos de ventos e os "montes" que rodeiam a ota dificultam a abordagem à pista.
Tudo isto aliado ao facto de a ota não ter potencial de crescimento, acho que são razões mais do que suficientes para não se fazer o Aeroporto aí. Junto ainda o facto de a ota não passar de um jogo de interesses onde muita gente, e não vale a pena referir quais os lobbies, quer encher os bolsos e nada mais. Existe ainda uma outra coisa que ninguém se lembrou, trabalham centenas de pessoas no Aeroporto de Lisboa, já alguém se lembrou do incomodo ou da impossibilidade que pode haver, e que vai haver, no facto de todas essas pessoas terem que se deslocar?
Em relação ao TGV adianto-me já um bocadinho, acho que a ligação Lisboa-Porto é desnecessária, façam as linhas que o Alfa necessita e a ligação será bastante rápida, senão vejamos, são 300km de distância, o Alfa tem de velocidade máxima mais ou menos 220km/h. Assim sendo um Alfa com as linhas adequadas pode fazer a ligação em mais ou menos uma hora e meia contando com as paragens.
O TGV sem parar levaria cerca de uma hora, mas como tem que parar algumas vezes, nunca chega a poder realmente atingir a sua velocidade, como tal, não há diferença de tempo que justifique o TGV, além de que vai ser bem mais caro, será tão caro que o avião passa a compensar.

Anónimo disse...

O Povo do Deserto


Quanto a Beja: 100% de acordo.

Low-cost em Beja e Carga em Beja

Só lá falta passar o TGV.

Anónimo disse...

A mim, que não sou nenhum especialista em tráfego aeroportuário, concordando com grande parte do que já aqui foi dito acrescento que a Portela recebe tráfego cujo destino não é o nosso país ( escalam aí para reabastecimento e afins ) . Para esses voos não é indiferente a distância da capital ?
Logo, podem escalar em Beja ou não?

Ponto Verde disse...

Certo Mário Silva, esqueci-me da Carga, Beja? Porque não?

Outra coisa sobre Lisboa, em Lisboa fazem escala muitos voos cuja msioria dos passegeiros vai para o Porto!!! Mais voos directos para o Porto, como a TAP agora já faz para o Rio, S.Paulo e creio que Nova Iorque.

Há também muito tráfego proveniente da Europa que faz escala em Portugal para o Brasil, ora havendo voos directos à partida do Porto seria indiferente para esses passageiros fazer escala no Porto ou Lisboa, o Porto tem hoje excelentes condições e desanuviaria Lisboa.

Isto obrigará talvez a TAP a ter uma base maior no Porto, mas isso não seria problema e mais barato que um aeroporto...na OTA.

Esta é a viaão do utente e do contribuinte, não sei o que têm para dizer os profissionais...