sábado, maio 26, 2007

Polémica na nomeação do AV2



Nas nomeações do AVP para o Prémio "Blog com Tomates" eu, AV2, nomeei o "Vaca Podre Recheada de Amor", porque gosto desse Blogue e considero-o uma forma de Arte, obscena, mas Arte, como por exemplo a pornografia, de que sou também apreciador.

A Brit Com que é a gerente do Blog com Tomates, achou por bem retirar esse dito Blog, da votação, o que eu compreendo e respeito, mas discordo, por isso respeitosamente enviei-lhe este comentário que aqui publico agora, desejando os maiores êxitos à iniciativa mas marcando a minha posição.



"AV disse...
Cara Brit Com, como nomeador do Blogue "Vaca Podre Recheada de Amor", foi com bom senso que o nomeei e acho que a liberdade de expressão não deve implicar responsabilidade nenhuma e deve ser assegurada a sua total liberdade, mesmo que eu ou qualquer um nos sintamos chocados por vezes com certas coisas, apenas não as temos de ouvir ou ver, isso faz parte da nossa liberdade pessoal de escolha e dos nossos próprios gostos e da própria noção do que é o bom gosto.Nessa linha de raciocínio, Marquês de Sade, Frank Zappa, Picasso ou Almada Negreiros, só para citar alguns artistas, nunca poderiam ser publicados,ou expostos, devido ao choque frontal que se tinha com o bom gosto das diferentes épocas onde eles questionaram toda a Arte vigente e standart das épocas em que viveram.O Futurismo com a sua exposição choque, no princípio do séc. 20 em que aparecia o Kaiser com corpo de porco também chocou as mentalidades da altura. Para mim o "Vaca Podre..." é um mero estado obsceno da Arte, mas é Arte pura, o que eu aprecio bastante, é uma pedrada no charco dos valores instituidos e só por isso será de respeitar, exactamente porque é chocante.Agora, respeito e aceito a tua decisão de o retirar da votação, primeiro porque o Blogue é teu e segundo porque choca frontalmente com a tua sensibilidade e acredito que com a sensibilidade de muitas pessoas, a mim também me choca por vezes, mas não tanto como ver crianças a morrer de fome em Àfrica ou a serem raptadas e mortas para extracção de orgãos que depois servem para dar vida a outras crianças que os pais salvam porque têm dinheiro para os pagar e poucos escrúpulos e isto é apenas um mero exemplo.

Respeitosamente, AV2
26 de Maio de 2007 21:09


brit com disse...
Percebo o que quer dizer e, acredite, que também me debati com a situação de excluir ou não o blog da minha lista. No entanto, conhecendo eu e tendo contactado com casos de pedofilia, há simplesmente certas coisas que não se dizem... E nada tem a ver com o querer chocar ou usar plenamente a liberdade de expressão. Entenda-se que o seu post com a nomeação continua e ela lá está, não o apaguei. Também não retirei a nomeação. Apenas retirei o blog da lista de links no meu blog, porque vai contra os meus valores. A sua nomeação mantém-se. Não me cabe a mim decidir sobre ela.
26 de Maio de 2007 21:30

AV disse...
Compreendo e respeito a sua decisão, mas olhe que dentro da libertinagem de que o "Vaca Podre..." padece, o tratamento dado ao triste caso do desaparecimento da pequena Madeleine, foi muito suave, claro que isto dentro dos parâmetros excepcionais libertinos do autor ou autores desse Blog, que eu considero artístico, obsceno, mas artístico.AV2, aproveito também para lhe dar os parabéns por esta excelente iniciativa !"

brit com disse...
De qualquer maneira considero que então o(s) autor(es) desse blog poderiam ter direccionado as obscenidades para os pedófilos sem ter usado explicitamente) o nome da Madeleine (ou, convenhamos, de qualquer criança) ainda desaparecida ou já morta...Obrigada.

PS: Considero que teria havido polémica se eu tivesse excluído a sua nomeação e/ou pedido ao blog da Vaca Podre que não colocasse lá a imagem do prémio. Nada disto foi feito. Apenas decidi não colocar o link na listagem do meu blog.
26 de Maio de 2007 22:20


O AV1, não é também muito apreciador desse Blog, mas como aqui impera a Democracia Libertária, por isso nada ele opôs à votação conjunta, como nada eu oporia às votações do AV1, embora tenha discordado de uma nomeação...por isso eu apenas, sou o responsável pela nomeação do "Vaca Podre Recheada de Amor" e aproveito para dar os parabéns ao seu criador e que continue, pois sou um fiel leitor desse grande Blogue Anarquista e Obscenamente Libertário !



AV2

2 comentários:

AV disse...

Vou ser muito, muito sincero.
Só lá fui uma vez, nem tenho nem deixo de ter opinião sobre o assunto.
Nem concordei nem discordei.
Nomeámos quatro blogues por consenso, tu nomeaste esse que eu mal conhecia e eu nomeei um com que discordaste.
E prontosssss....

Para ter tomatres há que tê-los mesmo.

AV1

Goretti disse...

Ainda coloquei este comentário:

De qualquer maneira considero que então o(s) autor(es) desse blog poderiam ter direccionado as obscenidades para os pedófilos sem ter(em) usado explicitamente) o nome da Madeleine (ou, convenhamos, de qualquer criança) desaparecida ou já morta...
Obrigada.
Com cumprimentos
brit com

PS: Considero que teria havido polémica se eu tivesse excluído a sua nomeação e/ou pedido ao blog da Vaca Podre que não colocasse lá a imagem do prémio. Nada disto foi feito. Apenas decidi não colocar o link na listagem do meu blog.