sábado, outubro 08, 2005

É Dia de Reflexão ?

Possivelmente será, mas para poiucos, porque a avaliar pelo que aí vou ficando por baixo o que mais há é gente convencida até à medula do seu voto, sem necessitar de o fundamentar com mais do que a cartilha engolida à pressa.
Não somos um órgão de comunicação social, mas vamos respeitar os traços principais que a lei recomenda a jornais, rádios, tv's, etc, sem que isso signifique, porém, que não façamos algumas considerações que julgamos oportunas:

a) Os editores do AVP têm o direito de manifestar as suas opiniões políticas ou outras num espaço que criaram e que mais ninguém tem a obrigação ou responsabilidade de manter. Somos nós que alimentamos o AVP e ninguém tem a legitimidade de querer ingerir-se na nossa gestão do blog. Os comentários estão abertos a todos e esse é um espaço que consideramos quase autónomo, só tendo lá reaparecido para algumas pequenas explicações, sempre necessárias quando as acusações atingem graus de surrealismo desesperantes.

b) Quem chega ao blog tem todo o direito de criticar o que lê, mas não tanto de fazer processos de intenção aos editores, em especial quando se opta por ignorar tudo o que foi ficando escrito em mais de 3000 posts. Existem críticas construtivas, destrutivas e meramente idiotas. As duas primeiras são perfeiitamente compreensíveis; as últimas não passam de isso mesmo, de críticas parvas, sem conteúdo, meros pedregulhos atirados para marcar um ponto lá na reunião do núcleo partidário a que pertencem. A classificação de críticas "idiotas" ou "parvas" aqui no blog é feita por nós.

c) É intelectualmente desonesto afirmar que nós temos uma "agenda" política ao serviço de "interesses" que não os nossos (AV1 e AV2). Estamos ao serviço dos nossos interesses, sim, e depois ? Queriam o quê ? A partir de 10 de Outubro iremos dar mais destaque á questão Presidencial, na qual apoiaremos os dois a candidatura do Manuel Alegre. Os do costume que comecem já a imaginar tudo o que de pior possam arranjar para infestar os comentários a propósito dessa opção. E, de caminho, desenvolvam todas as teorias de conspiração que conseguirem, mas façam-no melhor do que desta vez porque o carácter repetitivo e autista desta vaga que nos assolou só desmereceu quem a fez.

d) A nossa causa fundamental é a defesa da preservação de um mínimo de identidade da freguesia de Alhos Vedros e o seu não abandono aos "bichos". Quem não percebe isso, só vendo o que lhes interessa em termos de jogo político limitado, provavelmente nunca nos compreenderá. Quem não tenta entender os outros, ficará sempre fechado(a) no sei casinhoto mental, recusando-se a aceitar algo mais do que uma ortodoxia que provavelmente nem compreenderá. Mas isso, como a religião, são problemas da Fé, que ultrapassam o meu entendimento.

e) Não nos incomodam as críticas que consideramos injustas, desde um pretenso "estalinismo implícito" que alguém recuperou dos confins do baú ideológico, à denúncia de bloqueio de comentários e comentadores específicos, que nunca fizemos e nunca ninguém conseguiu provar ou identificar em qualquer post nosso. O AVP, ao contrário do que fariam alguns dos seus frequentadores mais tagarelas, tem uma política (bem anti-estalinista) de liberdade completa, quer dizer, alguns leitores é que querem cercear a nossa, pois escrevem o que querem, acham-se nesse direito, mas não o reconhecem a nós.

f) Para terminar, apenas registar com curiosidade, a total ausência de sentido de humor ou ironia em alguns comentadores e comentadoras, que tomam pelo valor facial tudo o que se lhes dá, não lhes ocorrendo mais do que um nível de leitura dos textos que produzimos. Os reparos feitos às nossas "sondagens" são hilariantes de tão abstrusos. Aquilo que os ingleses denominam por thickness em termos mentais (hesitei em usar o termo equivalente português, para não ferir as susceptibilidades mais broncas) espraia-se em todo o seu esplendor quando se não consegue distinguir uma brincadeira perfeitamente evidente de um estudo científico, havendo quem se ofereça para nos ensinar estatística (!!!).

Desta forma, apesar de tudo e independentemente dos resultados de amanhã, nós continuaremos aqui sempre, da mesma forma, provando post a post a falsidade de muitos pretensos e auto-proclamados defensores da Verdade Única.

AV1

Sem comentários: