quinta-feira, outubro 20, 2005

Memórias AVP III

Texto dos tempos semi-heróicos do AVP, em que se defende a melhor formar de aculturar Alhos Vedros aos interesses moiteiros (publicado em 23/Out/2004):

Em Defesa da R.A.I.T.A.

Vimos por este meio propor a criação da R.A.I.T.A., a Rádio Antena Independente de Televisão Alhosvedrense. Quem achar mal o acrónimo, pense só que originalmente havia quem defendesse a fundação da RATA – a RÁdio Televisão Alhosvedrense.
A RAITA pretende-se uma televisão independente nos novos termos definidos pelo Ministro Morais Sarmento, ou seja, com perfeita independência das opiniões contrárias a quem governa.
Neste espírito, apresentamos desde já uma proposta de grelha que, pensamos, estará de acordo com os desejos de quem manda no concelho. Como a RAITA começará em período experimental, ainda só se prevê que emita das 8 às 24 horas.

8 horas – Alvorada com foguetório e marcha.
8.05Notícias da Moita – primeiro jornal com noticiário oficial local.
8.30 – Espaço para a pequenada (inclui as séries Noddy vai aos Touros, História da Tourada em Animação e Músicas Taurinas para os mais pequenos).
10.00Praça de Toiros – Espaço matinal destinado ao público-alvo maioritário nesta faixa horária, ou seja, donas de casa, reformados e desocupados. Incluirá rubricas do maior interesse, desde a gastronomia (“1001 maneiras de fazer rabo de boi”) até à música-pimba, garantindo-se a presença de todo(as) organistas/vocalistas do concelho ou artistas eméritos de karaoke.
13.00Jornal da Moita – telediário informativo, em que se divulgarão todas as iniciativas previstas na propaganda, digo, Central de Comunicação, digo, departamento de informação da CMM. Também se divulgarão os momentos mais altos da agenda do Presidente e Vereadores com pelouros.
13.30 – Magazine Tauromáquico: programa dedicado em exclusivo à cultura taurina moiteira, demonstrando as suas raízes pré-históricas.
14.00 – Novela “No Rasto do Boi Perdido”. Produção local de grande qualidade com actores de renome na freguesia da Moita e arredores (nomeadamente no Carvalhinho e Chão Duro).
15.00Momentos Dourados – transmissões diferidas de touradas realizadas na Praça de Touros Daniel do Nascimento desde a sua criação em 2562 a.C. até ao presente.
17.00A História da Bosta em 100 partes – documentário histórico com a chancela das Produções Bostíferas da Moita e com o patrocínio da Cola Bostik. Apresentação de V. P. Mendes.
18.00Magazine Artístico – programa destinado à divulgação das sevilhanas, do flamenco e de todas as manifestações locais genuinamente tradicionais ligadas ao mundo taurino.
18.45Magazine Desportivo – notícias do desporto na Moita, com destaque para os clubes locais, como o Moitense, o Moitense e o Moitense. Os comentadores residentes serão Carlos Manuel e Diamantino Miranda.
19.15Espaço de Debate – Programa destinado ao confronto de ideiais e perspectivas sobre a tradição taurina moiteira. Painel fixo composto por Vitor P. Mendes, Armando Soares, Luis Procuna, Luís Chula e um 5º elemento rotativo escolhido de acordo pelos quatro elementos fixos e que concorde em não emitir qualquer opinião contrária às deles.
20.00Jornal da Moita 2 – Repetição do Jornal da Moita das 13 horas, acrescido de uma ou outra reportagem com elementos do executivo autárquico moiteiro.
20.30Conversas entre Tábuas – Comunicação diária ao concelho de sua Excelência o Excelentíssimo Senhor Doutor Presidente da CMM.
21.00 – “O Boi Manso” – Esplendorosa série de qualidade com os dramas amorosos de um casal da Moita nestes tempos de incerteza emocional.
22.00Noite de Cinema – grandiosos documentos essenciais da História do Cinema Universal começando com “Sol e Touros”, filme muito conhecido produzido algures no século XX com bastantes actores internacionais.
23.55 – Hino da Moita.
24.00 – Encerramento da emissão.
Das 0.00 às 8.00 – Mira técnica com o brasão da Moita e slideshow com imagens de gado bovino ao som de marchas taurinas

Em ocasiões especiais poderão prever-se transmissões desportivas, por exemplo de jogos da NBA com os Chicago Bulls. Para encher alguns momentos mortos da programação poderão passar vídeos musicais de acordo com o espírito da estação (caso do “Take a Bow” da Madonna).

(Pensamos que ao fim de uns meses de emissão, a lavagem ao cérebro dos alhosvedrenses já terá dado os resultados desejados.)

Sem comentários: