segunda-feira, outubro 10, 2005

Vamos a Contas II - O Distrito

O resultado final global de 10-3 para a CDU em relação ao PS, assim como o 2º lugar do PSD em Setúbal e no Miontijo (ultrapassado, respectivamente, o PS e a CDU que já foram poder nesses concelhos), são os factos mais relevantes a assinalar.
No entanto, existem, alguns bicos de obra por resolver.
Nomeadamente as situações de empate em número de vereadores entre CDU e PS no Barreiro e Sesimbra, sendo o PSD o fiel da balança, assim como em Setúbal se encontra uma situação de 4 (CDU), 3 (PSD) e 2 (PS), que vai levar à necessidade de formação de alianças mais ou menos informais.
Será que o Bloco Central bloqueia a CDU, ou será que as alianças CDU/PSD vão ter o sucesso que tiveram em outros pontos do país ? No Barreiro, a campanha de Bruno Vitorino foi bem mais certeira contra o PS que a própria campanha da CDU, que se limitou a capitalizar o desgaste da ineficiência socialista.
Só um par de notas mais: em Alcácer do Sal, a desastrosa escolha da CDU levou à perda de 20% do eleitorado, enquanto em Alcochete a reviravolta, para mim, está em muito associada à tendência para a suburbanização que o PS imprimiu ao concelho, tentando colher os frutos da proximidade da Ponte Vasco da Gama.
Em ambos os casos, as derrotas foram merecidas.

AV1

Sem comentários: