quarta-feira, novembro 23, 2005

Presidenciais - Opinião

Chegou-nos um mail do nosso saudoso leitor/comentador Carneiro, com o qual esperamos restabelecer brevemente o contacto desejado. Ora aqui vai ele:

"Cavaco Silva e Mário Soares são os dois produtos mais genuínos que o regime constitucional de 1976, dito da alternância (que deu em alterne) democrática, conseguiu produzir. São as faces da mesma moeda.
O que um tem de palhaço sério, com fato de bom corte, sobrancelha elegante e bem desenhada, dotado até da capacidade de tocar afinadamente trompete e de emitir opiniões com nexo, não falta ao outro de palhaço trapalhão que se peida intencionalmente em publico como derradeira forma de suscitar boçal reacção à vetusta audiência e que se vai mijando nas calças sem que se perceba se faz ou não parte do número. Mas é bom que se perceba que o circo é o mesmo. Que a mensagem política é meramente circense. Até os comentadores, comentaristas, mulheres de boca grande e outras com ela mais pequena, mas não menos barulhentas, fazem parte do mesmo espectáculo medíocre a que só conseguimos fugir quando sintonizamos o Odisseia e o História.
Ah, já me esquecia: poesia, só ao serão e uma vez por semana para não enjoar, porque a da resistência já está desactualizada em 30 anos. A malta nova nem sabe quem é esse Senhor de apelido Fascista que aparece nas estrofes. Seria mais um Velho do Restelo, ou outro Adamastor ? Se calhar um fdp de um fiscal das finanças....
Eu vou andar de bicicleta no dia da eleição.
No dia seguinte, Portugal continuará tão sem futuro como na véspera... qualquer que seja o monarca eleito. Não falei dos outros figurantes pois não passam de moços de arena a apanhar os cagalhões dos elefantes com mais no menos jeito no manuseio da forquilha."

Um abraço do carneiro

Sem comentários: