quarta-feira, novembro 23, 2005

Uma Entrevista Imaginosa - III Parte

Finalmente, termina a longa entrevista que Rio da Graça, o super-vereador da Omita do Tejo de Cima deu ao nosso estagiário AV3. Tínhamos ficado na parte em que RG afirmava que as suas queixas em relação ao Poder Central são completamente diferentes das queixas que alguns munícipes apresentam quanto ao Poder Local.

AV3: Completamente diferente ?
RG: Completamente diferente !
AV3: Mas como é diferente ?
RG: Porque as minhas críticas são contra o Poder Central, esse monstro centralista e anti-democrático, enquanto que o Poder Local é democraticamente eleito e tem a legitimidade do voto.
AV3: E o Poder Central não ?
RG: Não !
AV3: O quê ?
RG: Eu se fosse a si, andava em frente com a entrevista pois penso que já demonstrei muito bem a minha opinião.
AV3: Se assim o acha...
RG: Acho, acho, quer que eu telefone.... ?
AV3: Não, deixe estar. Está bem. Então, vamos lá de novo ao PDM. O que nos diz sobre a questão polémica da localização da REN ?
RG: Qual polémica, não há polémica, só um chafraditos armados em ecologistas e uns tipos que querem explorar as suas terras e não podem, só isso.
AV3: Só, mas não acha que têm razão ?
RG: Queixem-se ao Poder Central ! A lei da REN é culpa do Poder Central !
AV3: Mas não é o Poder Local que decide a localização das áreas abrangidas pela REN ?
RG: É ! E depois, o que tem isso a ver ?
AV3: Então, as queixas....
RG: Devem ser apresentadas ao Poder Central ! Não ouviu ??!!
AV3: Ouvi, mas...
RG: Não há mas!!! Siga em frente !!! Não tarda nada acabo com isto !!!
AV3: E quanto às zonas que eram REN e vão ser desanexadas para...
RG: Onde é que você quer chegar ?
AV3: A lado nenhum, era só para saber porque vão ser desanexadas.
RG: E o que você tem a ver com isso ? Não me diga que é um infiltrado daqueles invejosos que me criticam nos blogs, maníacos dos sobreiros e dos sapais e dessas minudências que só entravam a modernidade do concelho.
AV3: Não, não....
RG: Acho bem ! Vão ser desanexadas essas zonas porque há estudos técnicos que indicam que assim é melhor.
AV3: Que estudos técnicos ?
RG: O quê ?
AV3: Que estudos técnicos indicam isso ?
RG: Os que acabei de dizer.
AV3: Mas o senhor vereador não disse nada, só disse que havia estudos.
RG: E há !
AV3: Onde ? Quais ? Não deviam ser tornados públicos ?
RG: O quê ? Porquê ?
AV3: Mas não seria lógico demonstrar porque deixaram de ter valor ecológico para serem integrados na REN e porque os outros passaram a tê-lo ?
RG: Mas porque pensa você que devemos explicar isso ? Nós fomos eleitos com maioria absoluta, não devemos explicações a ninguém !
AV3: Não seria um método mais transparente apresentá-los para discussão pública ?
RG: Você é maluco ou quê ? Transparência ? Nessas matérias ? Ponha-se já fora daque !
AV3: mas eu...
RG: Não há mas, nem meio mas... é já a andar !!! Pensas o quê ó pindérico ? O que tu és é um invejoso, és um dos infiltrados, és um daqueles que só têm inveja da minha posição, do meu prestígio pessoal, da minha obra, fora daqui já !!!

AV3 bate em retirada, pela porta fora, escadas abaixo, perseguido pelos gritos e por uma saraivada de canetas, x-actos, agrafadores e furadores, receando pela própria vida.

O FIM

Sem comentários: