quarta-feira, dezembro 07, 2005

É positivo II

Do Público:
«Investimento avaliado em mais de 7000 milhões de euros
Custos de construção do TGV não são recuperáveis
O investimento nas infra-estruturas ferroviárias de alta velocidade não é recuperável, concluem os estudos na posse do Governo que deverão ser divulgados terça-feira, 13 de Dezembro, na cerimónia pública de apresentação da nova versão do projecto de alta velocidade português que será presidida pelo primeiro-ministro, José Sócrates.»

Mas eu acho positivo que, mesmo sendo um investimento sem possibilidade de recuperação ou de ter rendibilidade efectiva (quais reperfilamentos...), se faça um TGV num período de contenção orçamental.
Afinal, é positivo que alguns proprietários vejam os seus terrenos pagos a bom preço pelo Estado, para a nova linha férrea.
E acho positivo que se criem postos de trabalho nas administrações das empresas que irão estar ligadas à obra.
Para além de ser positivo que a iniciativa irá absorver bastante mão-de-obra imigrante (africana e de leste), assim fomentando a sua inserção na nossa sociedade e o seu contributo para os cofres da Segurança Social.
Acho ainda positivo que o TGV com o plano previsto nunca alcance a sua velocidade máxima, pois assim se existir algum problema, um potencial acidente será menos grave.
É ainda positivo que tenhamos feito um desenho da linha de alta velocidade que não conseguirá competir com a via aérea em termos de custo de bilhetes, porque a TAP precisa de ter passageiros.
E acho positivo que não exista nenhuma ligação para o Algarve, porque assim o afluxo turístico sempre será mais controlado e permitirá que não se construam mais 1257 novos aparthotéis e empreendimentos no litoral, assim se defendendo o ambiente.
Ainda acho positivo tudo o resto que se vos ocorra.
Porque é assim que construímos um futuro melhor e se desenvolvem pontes de fraternidade entre os dois irmãos ibéricos.

AV1

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