terça-feira, janeiro 17, 2006

Serviço Público

Como está a chegar o dia em que os articulistas pré-eleitorais se afadigam em prosas para o Jornal da Moita e Distrito Online, é bom momento de recordar - para precaver desnecessários deslizes atirados em outras direcções - que há quase uma semana andámos às turras com um deles (o nosso leitor N. Cavaco) sobre os aspectos concretos de algumas acusações que nesta altura são atiradas para o ar, sem grande rigor.
Na altura estava em causa a alegada condecoração por Cavaco Silva de dois "P.I.D.E.S.".
Apesar de muito o instarmos, nunca o acusador concretizou os elementos da acusação.
Mas como os arquivos AVP são como um poço sem fundo, aqui está a notícia da época com os elementos essenciais:
O director da PJ, Marques Vidal, propôs ao Governo a condecoração de um agente com 30 anos de serviço que fora legionário durante o Estado Novo, omitindo da sua biografia esse facto.
Descoberta a coisa, o Presidente da altura (Soares, lembre-se) mostrou-se "incomodado", mas não negou que a condecoração fosse dada, apenas se satisfazendo em não ser ele a pregá-la na lapela do visado.
Na mesma sessão foi ainda condecorado o pediatra José dos Santos Bessa, destacado elemento da União Nacional em Coimbra desde os anos 50 e deputado á Assembleia Nacional. Esse não sei de que mãos recebeu a condecoração mas, na ausência de negativa, deve ter sido pelo patriarca Soares, esquecido na diatribe do nosso acusador local.
Aceitam-se reescritas da História.
Favor mandar para o mail do costume.

AV1 (com o Expresso nº 845 de 7 de Janeiro de 1989)

Sem comentários: