sexta-feira, maio 05, 2006

A notícia do dia

Que todos esperávamos sem o saber.
Vai ser a abertura do Parque Temático do AVP, iniciativa preparada em co-produção com a Disney Europa e as Mercearias Alface Fresca.
O projecto pretende implantar-se em toda a vasta área que se estende da entrada nascente de Alhos Vedros, em redor da Estrada Nacional, desde a zona da Vala Real até à saída pelo sobre a linha do comboio, integrando e permitindo assim requalificar diversas zonas problemáticas da freguesia (bomba de gasolina e paragem dos autocarros, instalações da Norporte) e outros espaços de lazer já em funcionamento (Kleo, estação dos Correios, Luso-Chinês), já para não falar no vasto conjunto de armazéns semi-aproveitados que por ali se encontram, que podem funcionar como estacionamentos cobertos até que caiam os telhados.
Desta forma, pretende-se o aproveitamento de diversas sinergias e equipamentos já existentes, desde a dita Vala Real onde os visitantes poderão "fazer as suas necessidades" em intercâmbio com a natureza até ao café Luso-Chinês, onde se poderão jogar umas belas biscas e suecadas.
Os pavilhões previstos para este mega-empreendimento são diversos e qual deles o mais atractivo.
Vejamos então os mais destacados:
Lutas na Bosta - pavilhão especialmente dedicado aos visitantes moiteiros que se pensa que afluirão aos milhões em 10 meses do ano, pois em Maio e Setembro já o podem fazer na sua terrinha. Mas a maior afluência - na ordem dos 23 milhões de visitantes/mês - será de turistas interessados em assitir a tal actividade sui generis. O funcionamento será no actual Parque das Salinas, aproveitando as zonas de águas estagnadas já lá existentes.
Marretar o Pedregulho - espaço lúdico a instalar nos barracões da Norporte, para a criançada exercitar o físico utilizando marretas contra figuras em tamanho quase real do dique da Moita, essa obra do regime que afinal não era tão genial como parecia e que agora vai custar quase tanto a derrubar como levou a construir. Desta forma, as crianças do concelho adquirirão um saber prático que poderão colocar à disposição da CMM, a custo reduzido, quando se tornar impossível a manutenção do dique em virtude das lamas já transborarem até à marginal reperfilada.
Atire no Vigilante - proposta de actividade de perícia, em que os visitantes tentarão acertar num alvo sempre em movimento, com diversos rostos e múltiplas identidades. No fundo, é a recuperação do espírito das velhas salas de tiro ao alvo das feiras que, então pela Moita, sempre tiveram uma mística especial, em particular quando aos tirinhos se juntava um alegre convívio com algumas senhoras e moçoilas amigáveis que por aí apareciam. Irá funcionar junto à bomba de gasolina da Galp, pois não representará qualquer risco acrescido significativo ao que actualmente já existe naquele local para as crianças que chegam de autocarro para a escola C+S.
Luta Armada - conceito polémico, mas passível de atrair multidões, em que os visitantes aprendem técnicas básicas de combate contra qualquer tipo de Poder instalado e alapado, desde o achincalhamento verbal e visual à demonstração séria e rigorosa das falácias dos discursos oficiais, não esquecendo a produção de bombas artesanais à base de ácido muriático e folhinhas de prata ou mesmo de estalinhos de Carnaval e fulminantes. O espaço para este pavilhão passará pela desactivação como unidade residencial do bunker já existente entre as ruas Duarte Pacheco, da Cortiça e o Largo do mercado.
Em estudo estão os pavilhões Banha da Cobra para Distraídos e Cassete para todos os Gostos e Épocas, mas ainda agora se começaram as negociações para conseguir a participação insubstituível dos cromos que animarão estes recintos dedicados às actividades de retórica política balofa e escrita não criativa.

Ao redor de todo o empreendimento correrá uma Montanha Russa dos Amoitados, que terá a grande novidade dos utentes não levarem cinto de segurança e poderem ser projectados com toda a violência nos declives mais acentuados e nas curvas mais violentas.

Os recursos já existentes, em termos de acessos, serão mais do que suficientes com as quatro faixas de rodagem no sentido da Moita a chegarem quase à entrada nascente do empreendimento, assim como os novos melhoramentos do lado da Baixa da Banheira também já estão negociados, graças à acção previdente da CMM. A distribuição de trãnsito será garantida por 17 rotundas instaladas ao longo do percurso de 1,5 km. Por outro lado, a electrificação da linha do Sado, conquistada graças aos artigos de opinião locais será uma realidade, bem como o Cais Novo se tornará um local de acostagem de barcos de veraneio graças ao esforço titânico da Junta de Freguesia para acabar com o actual molhe de desmantelamento de navios.
As compras de recordações serão possíveis nos inúmeros espaços comerciais que rodearão o empreendimento (Modelo, Lidl, Plus, Aldi, Coop, Barão e Costa para os parafusos e porcas), assim como as instalações para restauração serão asseguradas por um franchising do Luso Chinês e outro do café da Júlia.

Estudos previamente feitos por empresas muito conceituadas na sua rua e em especial na moradia geminada onde estão ambas instaladas, apontam para uma necessidade de 5000 funcionários, todos a recrutar localmente, pois o conhecimento do terreno é essencial (1000 dos quais moiteiros para tratarem do pavilhão da Luta na Bosta).
O investimento será de ziliões de euros e afluência de visitantes andará na ordem da meia dúzia de triliões por mês.
O consórcio formado pelo AVP/Disney Europa e Mercearias Alface Fresca apresentam como contrapartida para a instalação deste empreendimento a construção da obra pública mais necessária e desejada pela população e visitantes de Alhos Vedros, ou seja, de uns sanitários públicos no perímetro urbano da vila.

Logo que possível acrescentaremos mais elementos sobre este projecto inovador e completamente essencial para o desenvolvimento de toda a Península Ibérica, Magrebe e arredores oceânicos.

Zé Pato Bravo

2 comentários:

Anónimo disse...

"e outro do café da Júlia".

Agora entendo qual a razão de a Júlia ter alugado o café....
Vai se dedicar ao Franchising...

AV disse...

E isto é apenas o começo do projecto !
Masi novidades surgirão, ainda neste mandato do AVP, se não for depois.