terça-feira, maio 02, 2006

O marxismo para crianças

A "esquerda", em Portugal é Marxista, o PCP, o BE, o MRPP, são todos partidos de cariz Marxista.
O PS não pode ser considerado um partido de esquerda, porque senão o PSD teria também de o ser.
A derivação dos Marxistas tem a ver com a praxis da ditadura do proletariado, o Lenine organizou os Sovietes e implantou uma ditadura centralista, aí foi logo um erro, porque teriam de ser salvaguardadas as diferentes culturas da Rússia, obrigou os trabalhadores rurais a abdicar das pequenas e médias propriedades e a serem obrigados a integrar cooperativas.
Trotsky, achou e penso que bem, para a altura que não era possível implantar-se a ditadura "comunista", se não fosse a nível mundial.
Staline achava e nessa altura o PCP seguia as ideias Stalinistas, como seguiu sempre até acabar a URSS, que era possivel através de maior repressão acabar com os inimigos internos e mostrar ao Mundo que o "comunismo" era a alegria e o futuro só na URSS e que depois por simpatia os povos do Mundo o iriam seguir, depois de lavagens contínuas ao cérebro.
O Maoismo tentou uma aproximação à URSS, mas como a URSS depois da 2ª guerra mundial tinha dividido o Mundo com os EUA e a sua esfera de influência era abrangente até à Europa Central, incluindo até metade da Alemanha, Staline não esteve para aí virado e a China criou a sua própria ideia de ditadura "comunista" e é dos únicos países do Mundo a apresentar essa farsa e a dizer que eles é que são "comunistas", eles e os Coreanos do norte...
O Comunismo não é teóricamente nada disto e sabemos todos que a Anarquia, que também preconizava Marx, seria o passo a seguir, à ditadura do proletariado, só que os tipos quando ficam no poder, depois não querem mais sair de lá, faz parte da natureza humana, parece.
Por isso como todas as formas de "comunismo autoritário" fracassaram, na praxis, o que resta aos partidos de"esquerda", será abrirem as suas portas ao Comunismo Libertário, porque é a única ideologia coerente.
Mas sabemos que os partidos "democráticos", são todos iguais e que só se interessam por defender os seus Feudos ou os seus Lobbys.
Desde o momento que o PCP, ou o PT, no Brasil, ou qualquer partido de "esquerda" aceitam as regras desta "democracia" por causa do poder ou de benesses que lhes advêm do poder, deixam de representar o Povo.
A esperança será que o Povo tome consciência das suas possibilidades e façamos a Revolução Anarquista !

AV2

10 comentários:

OPovo disse...

O Pcp nunca foi marxista mas sim marxista-leninista, o que significa que ficava sempre dois passos atrás de Staline. No entanto, foi induzido pelo sabor da revolução a acarinhar os exageros e desvelos de Staline e já tarde percebeu que não era o sistema perfeito. Em relação ao comunismo, julgo que ninguém discute que seria a utopia mais linda ( aseguir à Pamela Anderson, comigo)se realmente não tivesse o factor "humano".

AV disse...

A Pamela Anderson ?
Essa gaja não é humana.

AV2

Anónimo disse...

O Marxismo é para todos



Não vejo o PS com origem comum à do PSD, logo, quanto à origem, não podem ser colocados ao mesmo nível.
A integração, ou não, do PS na família política da esquerda só depende, o que aguardamos há muito, da sua prática.

Quanto ao centralismo e à organização dos sovietes por Lenine, do meu ponto de vista, diferente do seu, não foram um erro e merecem respeito.

A decisão dos bolcheviques(Partido Comunista Russo, no Congresso de Março de 1918) com a colectivização total da terra foi considerada inadequada relativamente aos pequenos proprietários e, por Lenine, revogada(à pequena propriedade, bem entendido), permitindo o regresso dos pequenos camponeses às suas terras e desse modo reduzir a base de apoio dos mencheviques(a oposição da época)e o carimbar da revolução de 1917.
Aqui se confirmou, não ignorará, a teoria de "...recuar um passo para depois dar dois em frente".
Não vejo como naquela época Lenine podia ter procedido revolucionariamente de outra forma.
Interrogo-me, em qualquer momento histórico, mesmo nos dias de hoje, como se pode pretender transformar radicalmente a sociedade se não existir coesão, firmeza e uma estratégia nacional? Já sei, vai-me dizer que será pela via edílica do anarquismo sub-consciente.
Seria acreditar, admitindo que o AV2 o faz genuinamente, num milagre libertador.

Em relação a Trotsky, você pode concordar e dizer o que quiser, mas o poder do proletariado( e não a, segundo a sua conversa, ditadura comunista) para ser implantado nunca exigiu nem exige simultaniadade à escala mundial.
Essa teoria é a negação da Revolução.É fingir acreditar que um belo dia todos os povos, por telepatia, acordarão com igual sensibilidade, consciência política e então encontrar-nos-emos num mundo livre, sem classes, sem explorados e sem exploradores.

Segundo Marx:
"Os filósofos somente interpretaram o mundo de forma variada; trata-se agora de o transformar."
Para isso é indispensável "a Praxis: o único meio que permite à humanidade e ao homem concreto a recuperação do seu ser autêntico".

AV disse...

Uma gaivota voava, voava...

Zé Basbaque

Anónimo disse...

Interessante Zé Basbaque, mas isso vem a propósito do quê?

AV disse...

Recuei no tempo 30 anos... não posso ?

Zé Basbaque

Anónimo disse...

Impressionante. Terá sido deste modo que ele contou a história às criancinhas, na biblioteca?

AV disse...

Eu ouvi bastantes choros nessa noite aqui pelo meu quarteirão, terá sido disso ?

Zé lecas

Fernando Campos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Campos disse...

Existe isso: marxismo contemporâneo? Esse blog não é de décadas passadas, da época que não existima blogs?
estaria demente ou alucinado? maldita erva!!!!!!