quinta-feira, maio 04, 2006

O ovo de Sócrates

Como Colombo, Sócrates descobriu a solução mágica para um problema bicudo, uma verdadeira quadratura do círculo.
Este homem faz empalidecer de espanto o seu homónimo morto e enterrado há 2400 e tal anos pela potência do seu pensamento.
Temos uma Segurança Social com pouca sustentabilidade e uma natalidade baixa ?
Haverá relação entre os dois factores, tal como entre os factos de quase todos os homens que usam unhaca terem muito cerol no orelhame ?
Então arranja-se já aqui uma solução.
Incentiva-se a natalidade para que os portugueses dêem mais contribuintes ao mundo e assim, daqui por uma geração, os avós possam ter reformas.
A coisa seria bem pensada, caso não estivesse mal pensada por este socrático desgoverno.
Porquê ?
Porque para incentivar a natalidade, não adianta dar mais meia dúzia de euros ao fim do mês a quem tiver mais de dois filhos. Isso não dá nem para as fraldas de uma semana de uma criança intestinalmente saudável.
É necessário criar condições sociais de apoio, desde licenças de maternidade mais longas ou regimes de part-time para as mamãs recentes a um sistema público de creches decente.
O que não há.
Ninguém com dois dedos de testa - a menos que pertença áquele tipo de agremiações esquisitas que favorecem a reprodução à moda dos coelhos - tem mais uma criança só porque o Primeiro-Ministro diz que vai dar mais 5, 10 ou 15 euros ao fim do mês de abono ou porque desconta menos 1% de IRS.
Isso é uma absoluta fantochada.
Para além de que, a curto prazo, esses incentivos custam o dinheiro que dizem que não há, sequer para elevar as pensões para o nível do salário mínimo (85% das pensões actuais estão abaixo desse limiar, basta consultar os dados disponíveis e públicos).
Portanto, deixemo-nos de tretas.
E principalmente, que se abandone desde já a absoluta torpeza de inventar uma discriminação negativa para os casais sem filhos.
Não sou atingido, como calcularão, mas a discriminação negativa dos cidadãos por qualquer tipo de conduta que não seja ilegal/criminal é algo redondamente inconstitucional e, por isso mesmo, absolutamente inaceitável.
Há casais que não têm filhos por diversas razões, que os mais imbecis ou intolerantes poderão considerar egoístas, mas há casais que os não têm por razões de saúde, infertilidade, perigo de transmissão de doenças genéticas, mesmo razões económicas ligadas á preocupação com os meios para os criar.
Hão-de ser essas famílias penalizadas ?
Haja decoro, um mínimo apenas, neste afã de catar o tostão onde acham que pode estar disponível.
E não apareça este PM a clamar como o vi em declarações na TV que é uma medida de "justiça social".
Justiça social é outra coisa e Justiça só, a ser aplicada, era capaz de trazer muitos dissabores a este governo, ao seu testa de ferro e aos mandantes na sombra, caso não houvesse um Costa encarregue de serenar os ânimos.

AV1

Actualização: Após leitura da notícia, percebo que a penalização de início se estenderia também aos casais com apenas um(a) filho(a).

2 comentários:

Joaquim Nobre (JJ©N) disse...

?????????????????????
O quê ???????????????
Explique-me lá isso, como se eu fosse uma criança de 5 anos...

AV disse...

De acordo com a primeira versão da ideia socrática sobre o incentivo à natalidade, os casais sem filhos ou apenas um filho seriam penalizados.
Nos debates de ontem (Sic-Notícias com o Octávio Teixeira e a Mizé Nogueira Pinto) e declarações de políticos sobre o assunto em vários noticiários, a ideia levou com uma barragem de todos os lados e deve ser daqueles que vai cair para compensar outras.
Tudo um bocado patético.

Link da notícia no CM http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=199874&idselect=9&idCanal=9&p=200