domingo, junho 04, 2006

Mau feitio meu, certamente

O hábito de pensar que uma obra, em especial se for pública, mais do que assegurar as formalidades legais e os dinheirinhos necessários, deve procurar acautelar outros aspectos como o cumprimento de prazos, a minimização de efeitos negativos para a população e o necessário sistema de arrumação de materiais da obra, assim como o posterior destino dos entulhos retirados e outros restos da dita obra.
Sendo que esse destino, no caso do nosso santo concelho, não deverá ser por norma, ou o abandono nas imediações escondidas da obra em causa ou o entulhamento das zonas húmidas, para depois oferecer esses novos "terrenos", de interesse nulo para o sector imobiliário, para a construção de equipamentos ou espaços públicos ou privados (caso do espaço, há muito anunciado com belo cartaz, para o campo do Banheirense ou outros).
Na minha desqualificada e muito cega opinião, tudo deve ser planeado e executado com rigor e não me chega o argumento de que em outros lados se faz pior.
Com o mal dos outros passo eu bem.
Vem isto a propósito do que se está a passar e o que irá acontecer com os restos indesejados de três intervenções:

1) A construção de novos espaços comerciais entre a Baixa da Banheira e Alhos Vedros, em zona que ainda é sensível quer por causa da linha de água que corre da Vinha das pedras para o cais velho quer do próprio cais;

2) A fase de construção que está em decurso na Fonte da Prata Norte, com todas as consequências actuais para o amu-estar da população local e os efeitos que certas descargas de terra e não só vão produzindo cada vez mais perto da orla ribeirinha.

3) A já longa intervenção na marginal moiteira, cujos restos se começam a encontrar um pouco por todo o lado, com os limites do "estaleiro" a não se perceberem muito bem, pois se encontra um pouco de tudo por toda a zona envolvente.

Aqui ficam algumas imagens, em especial desta última "frente de obra", que, claro, claro, no final terá dado resposta cabal, oportuna e competente a estas minhas estapafúrdias dúvidas.

AV1 (com fotos - e muitas por aqui andam - do Oliude)

1 comentário:

CalabazaBlog disse...

Nice blog!

www.barkingbaz.3000.it

calabazablog.blogspot.com