quinta-feira, setembro 14, 2006

A Moita em Festa?

Isto este ano não anda a correr nada bem.
Para começar é ano pós-eleitoral e os poderes moiteiros andam de bolsa apertada, tanto porque os fundilhos estão rotos, como porque só há necessidade de investir de novo na alegria do povo lá mais para 2009.
Por outro lado, parece que tudo anda às avessas, com falhas evidentes de comunicação, fruto da displiscência com que se encara tudo o que não cheira a bosta.
A proibição de foguetório vem de trás, por causa dos incêndios dos últimos anos, e é absolutamente incompreensível que não tenham atempadamente esclarecido os marítimos devotos da N. Sª da Boa Viagem o que se podia - ou não - fazer e lançar.
Pelos vistos a técnica foi a do costume e a usada já com o Pedrito, é ilegal mas façam lá que depois logo se vê. Mas desta vez parece que se arrependeram a meio caminho. Uma confusão.
Incompreensível ainda que João Lobo aparecesse de início, antes de ir para as Gálias, a anunciar que autorizava o fogo de artifício, quando se sabia que não teria competência para tal, com o novo ordenamento legal a esse respeito. Na semana anterior em Palmela o tradicional fogo também não foi lançado mas toda a gente estava esclarecida. Por cá, os subalternos meteram os pés pelas mãos e foi o que se viu e ouviu.
Depois, mesmo ao nível das boiadas, o raio dos quadrúpedes andam destrambelhados e os forcados pouco inspirados, já para não falar no raio do S. Pedro, que como castigo pela confusão da procissão mandou chuva em cima dos aficionados.
Tudo isto vai merecer aqui balanço mais aprofundado, lá mais para diante, mas o que se percebe é que, este ano, as festividades em todo o concelho são para esquecer, de tão entaramelada a organização, de tão escassos os apoios e de tão desinteressados os poderes locais em ano magro.
Até em cerimónias oficiais o camarão anda substituído pelo croquete.
É o que se pode arranjar, minhas amigas e amigos.
Os tempos estão adversos.
Esperai até 2009, digo-lhes eu e então podereis tirar a barriga de misérias.

AV1 (com foto do AV2, cujo especial no AVVisual vai indo devagarinho que o Phlog parece ter apanhado qualquer doença amoitada e não anda nem desanda, mas lá vai andando)

Sem comentários: