domingo, outubro 08, 2006

Nuestros Hermanos - Parte 1

Hoje vendi-me por completo à imprensa espanhola e andei à cata das edições dominicais de algus dos periódicos de referência do país vizinho.
No ABC vem, por exemplo, uma interessante análise sobre a polémica que em Portugal surge sempre que se fala em iberismo e se fazem sondagem sobre a relação ibérica.
A enviada em Lisboa, Bélen Rodrigo considera absurda a ideia de que Portugal se possa vir a converter numa hipotética comunidade autónoma de Espanha e tem razão.
Duplamente.
Primeiro, porque a ideia realmente é muito pobrezinha porquie se assenta apenas no facto de Espanha ter melhores indicadores económicos, quem quiser viver de acordo com eles pode ser ir para Badajoz, Sevilha, Madris ou Vigo.
Segundo, porque a Espanha não tem qualquer interesse agora que tenta arrefecer os ânimos de bascos e catalães, ficar com um apêndice problemático chamado Portugal, a refilar-lhe às orelhas. Porque é muito mais útil para os espanhóis instalarem-se cá livremente, sem depois terem de aguentar com as reivindicações internas, porque por muitos iberistas que tenhamos acho que os tugas ainda continuam a ser mais.
Já viram o problema que era aturarem o fernando Ruas a refilar com as verbas para as autarquias?
Ou terem o Pinto da Costa a estender o "morte aos mouros" a Madrid e ao Real?
Ou mesmo terem de suportar as críticas incisivas contra o poder central dos articulistas moiteiros.
Ná...
Mais vale ficarmos todos assim, nós com a ilusão da independência e eles sem a necessidade de nos ouvirem todos os dias.

AV1

Sem comentários: