«É surpreendente como um movimento local, de contestação a diversos aspectos da proposta de revisão do Plano Director Municipal da Moita, nomeadamente a alegada aplicação de Reserva Ecológica Nacional (REN) a 922 ha de terrenos que antes não o eram, prejudicando os proprietários desses terrenos, que ficam sujeitos a condicionamentos mais restritivos e a desafectação de 460 ha de terrenos classificados como REN para terrenos de uso urbano, beneficiando aqueles que tiram proveito da especulação imobiliária, multiplicando as mais-valias, atingiu um nível de protesto e denúncia nunca antes visto, de que esta Conferência é um dos exemplos.
Certamente, esta Conferência Nacional não deixará de pôr o dedo em certas feridas, mas deverá servir, fundamentalmente, para, tornar mais transparentes e aceitáveis os procedimentos nestas matérias, de modo a que não dêem azo a lucros exorbitantes, de especulação imobiliária, como aqueles que já foram publicamente apontados.
O êxito da Conferência é previsível, a avaliar pela comprovada capacidade de concretização dos organizadores e pela participação das três principais associações ecológicas do país, do reputado Arq. Gonçalo Ribeiro Telles, da Arqtª. Helena Roseta, Bastonária da Ordem dos Arquitectos, de distintos Professores Universitários, de conhecidos políticos e de muitas outras pessoas interessadas em discutir estas matérias.
Portanto, é uma Conferência para levar a sério.»
J. Brito Apolónia
Sem comentários:
Enviar um comentário