sábado, novembro 17, 2007

Do Margem Sul:
«Associação da Moita luta para concluir novo canil
Há um ano e meio que a Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita iniciou as obras de construção do seu novo canil, que terá capacidade para abrigar os mais de 280 animais que vivem hoje em condições precárias naquele espaço. Ao visitar o actual terreno, coberto de lama e com dezenas de buracos feitos por ratazanas, é impossível ficar indiferente.
(...)
Com muitas dívidas e poucos recursos, a alternativa que a Associação tem encontrado para conseguir erguer as paredes do novo abrigo tem sido a Internet. Na rede, os Amigos dos Animais Abandonados da Moita têm pedido materiais de construção e todo tipo de apoios necessários para manter a associação em funcionamento. “A internet tem sido um bom motor, conjuntamente com os amigos que fazemos nos blogs de animais. Só assim temos conseguido manter o canil”, referiu a voluntária.
Tivemos uma empresa de fardos que nos deu tijolos. A Somague deu-nos bastantes materiais de construção e tivemos o apoio da Câmara Municipal da Moita que poderia ter-nos ajudado mais, mas não o fez”, salientou. O mesmo acontece com a arrecadação de alimentos para os animais. “Só para ter uma noção, fizemos um apelo na semana passada e arrecadámos cerca de 400 euros, o que é muito bom. Agora é continuar e nunca se pode baixar os braços. Não é ver o nosso barracão cheio de ração e baixar os braços. É continuar a pedir porque nunca pode acabar. Gastamos uma média de 90 a 100 quilos de ração por dia, portanto, é bastante”, explicou.»


Ainda se fosse uma garagem, talvez a Câmara ajudasse.
De preferência para um híbrido da Honda.
Os canitos ficariam num cantinho.
Se fosse para o Volvo é que não dava espaço e depois podiam dar a sua urinadela nas jantes super-especiais.
Porque há prioridades.
Ou então se fosse para uma associação boieira ou boiófila.
Aí tudo bem. Há dinheiro.
Lá está.
São prioridades.
Espicaçar touros dá subsídio.
Salvar cães, nem por isso.
Mas peçam à Junta da Moita que o Faim tudo o que seja para chatear o Lobo e mostrar que é melhor e mais abrangente e puro, faz.

6 comentários:

Anónimo disse...

Espicaçar touros dá votos, salvar cães nem por isso, é a merda de politica que temos.

Anónimo disse...

Acho que é uma questão de coerência. Se apoia a tortura de animais num lado, não vai apoiar o bem estar dos animais, num outro.
Um cão não terá mais valor que um touro. Ou terá?

Anónimo disse...

Há uns anos a esta câmara teve um vereador, vereador sem tempo permanente, sem ordenado, mas que foi amigo do ambiente, foi aliás o único vereador do ambiente até hoje, revolicionou a higiene e limpeza no concelho, e entre outros, deixou em plano a construção de um canil municipal digno dos animais, que teria até como auto-financiamento um hotel para cães domésticos, para quando as fam+ilias fossem de férias ou se tivessem que ausentar deixassema li hospedados os seus cãezitos. Onde existisse um veterinário todos os dias, de manhã e de tarde, que pudesse atender os animais que precisassem de assistência veterinária, onde existisse uma ala para possíveis intervenções cirúrgicas aos animais da população e a sua recuperação. Onde se recolhessem os animais abandonados, estes fossem recolhidos, tratados e incentivada a população a adoptá-los. Esse vereador saiu, traído até por gente invejosa do seu partido, e nada foi como até a+i, tendo este projecto de canil municipal, com o apoio então de uma grande mulher que chefiava o departamento de salubridade e Ambiente da CMM, Engª Eduarda Gomes, sido abandonado e não mais voltou ao orçamento e plano de actividades da câmara. Quem não conhece veja o que é o canil municipal ainda hoje. Como é que se poderia esperar que este projecto agora desta associação tivesse apoios sérios da câmara? Se eles não apoiam as pessoas como é que iam apoiar os cães? Os toiros são só para diversão "romana" e chegarem a um estatuto social que nunca tiveram.
Quanto mais conheço os políticos mais gosto dos cães.

Anónimo disse...

Tudo isso é verdade, está mais que confirmado.
O que mais me cáustica é falarem no sofrimento de cães, gatos e touros e poucos falam do sofrimento da humana gente, que a olhar à nossa volta, são muitos mais de que os outros animais.

Esta cultura judaica/cristã tem destas coisas - como parece mal, não cai bem à sociedade vender homens e mulheres (não é bem verdade esta acersão),(eles já negoceiam crianças) vejam as carradas deles da Guiné Bissau para o Senegal, a mão de obra mais que infantil em Portugal, toca de negociar as outras espécies não humanas.

Para quê então falar de todos os canis do mundo e até o canil municipal moiteiro? Claro que o vosso problema é o assalto ao poder, ainda que pequeno...Então deixem-se de hipocrisia, falemos claro. Abata-se a CDU/PCP e pronto?!

Porque não têm um olhar mais abrangente à miséria humana encoberta que por aqui passa e vive? Olhai os Lírios do Campo, moiteiros e amoitados e mais aqueles que não uma coisa nem outra, Salvemo-nos enquanto é tempo!

Anónimo disse...

Não há dinheiro para os cães, porque tem que se subsidiar as touradas que dão votos. Não há dinheiro para as pessoas porque tem que haver dinheiro para carros novos e luxos.

Anónimo disse...

Eu acho que no PCP/CDU há gente boa e séria, estão é enganados, tal como há socialistas sérios e bons enganados também. Mas não devem é pôr a cabeça na areia, devem ver, assumir que há gente nos seus partidos que não presta e fazer ouvir a sua voz nos sítios certos,