domingo, dezembro 19, 2004

12 decisões para o Novo Ano I

Ao longo dos próximos dias, iremos tentar deixar aqui 12 propostas de decisão (uma para cada mês se as não conseguirem colocar logo em prática) para alterar o comportamento quotidiano de muitos de nós, por forma ao Novo Ano ser um pouco mais civilizado do que estes últimos têm sido.
São pequenos detalhes que podem ajudar a melhorar a nossa terra, evitando que ela se degrade mais do que aquilo que o poder moiteiro tem provocado.
Ou seja, é um contributo para evitar que nos tornemos tão moiteiros como eles próprios.


I – Como utilizar um Ecoponto

Mesmo que achemos que a reciclagem entre nós é um mito e que muita da propaganda em sua volta é apenas isso – propaganda – passa por cada um fazer o seu pequeno contributo para melhorar as coisas.
Por isso, um Ecoponto não deve ser utilizado da forma ignorante como muitas pessoas o fazem.
Vejamos uma coisa:
Os Ecopontos destinados aos PAPÉIS, vulgo Papeleiras, NÃO SÃO destinados a SACOS DE PLÁSTICO com papéis lá dentro. Haja bom senso, tirem o raio dos papéis dos sacos de plástico, não atirem tudo lá para dentro para ganhar uns segundos. Se fosse para colocar lá dentro sacos de plástico, não diziam por fora PAPÉIS. Os sacos, depois de vazios, colocam-se no depósito dedicado às embalagens ou num contentor normal.
Pelo contrário, quando não há espaço dentro do Ecoponto, já é útil deixar a papelada dentro de sacos fortes, para que depois não se espalhe tudo pelas redondezas. Isto não é assim muito difícil e ajuda a não emporcalhar as proximidades dos Ecopontos de forma desnecessária, por puro desleixo e preguiça.
Também os depósitos dedicados a VIDROS, vulgo Vidrões, não são para SACOS DE PLÁSTICO com garrafas lá dentro. A explicação anterior serve também para este caso, acrescentando-se que os Vidrões não são para garrafas cheias ou meio cheias, para mais abertas e a escorrer o conteúdo, e muito menos para garrafas de óleo em plástico ou para as de azeite, mesmo que sejam em vidro. Como parece óbvio se o Vidrão estiver cheio não se atiram as garrafas para o chão em volta.
Só para acabar, e quanto aos contentores normais, façam o favor de fechar a tampa depois de os usarem, para não chover lá dentro ou ficarem acessíveis aos animais mas, já agora (e não sei se é pedir muito), não atirem com a tampa ou a deixem cair com toda a força quando deitam o lixo fora pela noite dentro. Lá porque não estão a dormir, não quer dizer que tenham de acordar a vizinhança.
Está bem ?
Obrigado

Sem comentários: