terça-feira, dezembro 21, 2004

12 decisões para o Novo Ano


III – Como utilizar um carro - O Estacionamento

No fundo, isto devia ser muito simples, porque as regras são poucas e claras:
Estacionar nos locais reservados para o efeito.
No caso de não existirem lugares disponíveis, procurar estacionar onde se provoque o mínimo de prejuízo para os outros.
Infelizmente, a maioria do pessoal, em especial moiteiros mas também alhosvedrenses, parece esquecer-se das regras básicas da boa educação quando está ao volante.
A única regra para estacionar é: ONDE ME DÁ MAIS JEITO E ESTOU-ME NAS TINTAS PARA OS OUTROS.
Vamos lá a ver meus amigos, não há necessidade de atrapalhar a vida de todos, ou mesmo que seja só de alguns, para tomar a bica da ordem. Se andarem uns metros não lhes cai nenhuma peça no chão, nem os parentes na lama.
Não há necesidade de parar em cima das curvas e esquinas cortando a visibilidade e o espaço de manobra de quem vai a passar (é o habitual no cruzamento da Humberto Delgado com a Bela Rosa, mas não só).
Não há necessidade de estacionar indiscriminadamente nos passeios, embora eu saiba que com as novas obras na 5 de Outubro não existam muitas outras hipóteses.
Não há necessidade de parar em segunda fila, bloqueando quem já esteja estacionado ou obstruindo mesmo todo o trânsito (habitual na Cândido dos Reis, em especial ao pé da papelaria).
Não há necessidade de estacionar em cima das passadeiras. Sei que há poucas em Alhos Vedros, mas mesmo assim conseguem fazer isso na menos de meia dúzia que há.
Não há necessidade de estacionar nos lugares para deficientes, no parque do Feira Nova ou do Modelo da Moita. O lugar é, à partida, para deficientes FÍSICOS e não para mentais (a menos que isso implique problemas físicos) ou meros idiotas.
Não há necessidade de estacionar ocupando o espaço útil de dois carros, só porque se é azelha ou egoísta.
Como informação útil, gostava também de partilhar convosco uma das últimas descobertas científicas da Humanidade: COLOCAR OS QUATRO PISCAS NÃO FAZ COM QUE O CARRO DESAPAREÇA OU DEIXE DE EMPATAR.
Infelizmente, com ou sem piscas a dar a dar, o carro continua lá e pode estar a dificultar a vida a alguém com mais pressa do que vocês.
Já agora, e como complemento, depois de estacionar, é bom não abrir as portas à parva de maneira a bater na chapa dos carros ao lado.
E não sejam mal educados com quem lhes chama a atenção para as vossas asneiras e não digam “Foi só um bocadinho” ou “Veja lá se estava a empatar !!!”, “Este tem a mania que é importante” “O qu’e que você quer ?”. Não partam para ameaças e palavrões, só porque têm vergonha de pedir desculpa, já se esqueceram como se fazia ou ninguém lhes ensinou nunca as regras básicas do civismo.
Antigamente, este comportamento bronco era tipicamente masculino (pedir desculpa era pior que ser fabricantes de panelas), mas agora alastra também pelo sexo feminino, com a agravante de uma maior estridência.
Esforcem-se por facilitar a vida aos outros, porque um dia podem ser vocês a precisar.

Organizem-se.

‘Brigado.

Sem comentários: