sábado, dezembro 25, 2004

Carta ao Menino

Grande carta ao Menino Jesus, enviada pelo blog O Jumento e que, para evitar muito esforço aos nossos leitores, transcrevemos aqui com a devida vénia aos autores (só corrigimos uma ou outra gralha).

Exmº. Senhor Menino Jesus
Dirijo-me a VEXA para lhe pedir algumas prendinhas para um país, o meu, que se chama Portugal; mas cuidadinho, não se engane, não fica algures entre a Macedónia e a Sérvia, estão sempre a dizer que ficamos atrás da Grécia mas é em tudo menos na geografia. Na geografia ficamos aqui à beira do Atlântico, mas não se engane a Espanha só vem até Badajoz, por enquanto ainda não entregámos o rectângulo ao Rei D. Carlos, já estivemos mais perto mas graças ao Dr. Bagão que nos salvou com a massa dos trabalhadores da CGD vamos aguentar pelo menos mais alguns meses.
Se vier do lado do mar cuidado se passar por uma ilha chamada Madeira tenha cuidado que há um tipo que ainda lhe compra as prendas todas e nós por cá já estamos servidos de sifões de sanitas. E se se cruzar com um tal Dr. Alberto, que poderá estar num banco do Jardim do Palácio das Magnólias a ler um livro do Pinto da Costa, não lhe diga que vem para o "contenente" porque se chegado a Lisboa o Menino Jesus der com alguém que diz que quer governar este triste país durante dez anos pode estar perante duas hipóteses: se estiver nas imediações da Avenida do Brasil é um caso de loucura; se estiver nas imediações de São Bento ou nalguma discoteca mais in será um caso de estupidez. Aliás, até é provável que alguém se apresente a dizer que é Santana o Grande, fazendo-se acompanhar de musica do Vangelis.
Esse tal Santana é precisamente a prenda que um infiel Pai Natal de nome José Barroso decidiu cá deixar sem que ninguém lha tivesse pedido. Aliás, deu-lhe vida como se de um Pinóquio se tratasse, a única diferença é que este ficou condenado a ver o nariz crescer quando faz asneiras. Mas tenha cuidado com o rapaz, porque é mau de contas, da última vez que passou um cheque a tesoureira da CM da Figueira da Foz teve que o aguentar mais de um ano.
E que prenda quero para o meu país?Olhe Senhor Menino Jesus não merece a pena dar-nos o Brasil porque o ouro que de lá trouxemos da outra vez não serviu de nada, nem mesmo meia África ou a Índia nos serviriam de muito, como vimos do passado. A única prenda que nos deu no passado, a entrada para a CEE, já está quase gasta, metade usou o Cavaco para as auto-estradas, a outra metade para os Mercedes que lá andam; e mesmo essa somos nós que as pagamos nas portagens, mesmo as que já foram pagas.
Sair e entrar na CEE seria uma boa solução mas receio que se sairmos para voltarmos a beneficiar de mais umas ajudas, é provável que os outros aproveitem para se livrarem de nós e agendem a nossa próxima adesão para depois da Turquia. Aliás, com esse Santana Lopes no poder nem no Magrebe nos aceitavam.
Se não vale a pena oferecer-nos África, a Índia e o Brasil e se entrar outra vez na CEE é uma escolha arriscada, resta a América; mas os americanos nem sabem que Portugal existe e o mais provável era pensarem que iam pertencer a Espanha, e sem o Aznar duvido que aceitem. Isto é nada que nos ofereça nos pode ajudar. Talvez não seja má ideia que desta vez sejamos nós a oferecer as prendas, talvez este país ficasse mais aliviado, eu ficava.
Olhe, começava por lhe oferecer um Bagão Félix, que ao que dizem já se reformou do BCP mas que ainda está em boa idade; para além de ser um cristão exemplar tem um jeito especial para dar, como prova o orçamento natalício com que nos prendou.
Pode levar também o Paulo Portas, um bom rapaz, casto e de boas maneiras que faz a inveja a qualquer mãe. Não lhe servirá de grande coisa, mas é bom para programas de evangelização em feiras e mercados.
Também lhe ofereço o Santana Lopes, não é de grande valia, mas com ele o Céu nunca mais será o mesmo; só tem que cuidar das santinhas, pois se virar as costas vai acabar por perceber como o ar santinho com que se apresentam já não será igual ao que era.
Estas são as melhores prendas que nos podia levar, mas há muitas outras; leve também o Pina Moura, o Luís Filipe Menezes, o António Preto, o Marco António, o Pires de Lima, o Narciso Miranda, o Fernando Gomes, o Pinto da Costa, o Valentim Loureiro, o Souto Moura, o Dias Loureiro, o Jerónimo de Sousa, a Catalina, a Manuela Ferreira Leite, a Cinha Jardim (sempre dá jeito mais uma companhia feminina), o Jardim Gonçalves, o Espírito Santo (este é outro, nada tem que ver com Aquele em que está pensando), a Celeste Cardona, o José Barroso, o Luís Delgado, o Almerindo Marques, o Vasco Valdez, o Guilherme Silva, a Caeiro (esta também deve ter um tio padre e certamente será competente para sua secretária de estado), o Martins da Cruz (há-de precisar de uma cunha no Inferno), o Ludgero Marques, o Alberto João e o amigo dos sifões de sanitas e mais uns quantos que podem ir nó próximo Natal.
Se não couberem no Céu não faz mal, guarde-os no Inferno que é para perceberem como deixaram este país.

Sem comentários: