segunda-feira, outubro 03, 2005

Dicionário Autárquico VII

N de Nascimento – de primeiro nome Luís, o rosto da coligação Construir o Futuro, que tem conduzido uma campanha de colagem às tradições locais, inicialmente associando-as de forma restrita aos gostos taurinos da Moita e só aos poucos percebendo que o concelho não é a vila da Moita, por estranho que pareça. Em termos individuais é o único candidato que não tem problemas em assumir que lê os blogs e até responde às críticas com um assinalável fair-play. O seu principal problema, desde o início, foi ter arrancado com a pré-campanha apresentando-se como candidato “independente” nos primeiros cartazes, o que não é obviamente o caso. Ao contrário da campanha de Bruno Vitorino no Barreiro, que apresenta um assinalável cuidado na parte gráfica e na colocação do material de campanha, a de Luís Nascimento no concelho da Moita parece demasiado amadora (o que é estranho, nestes tempos em que as ferramentas para fazer bom material gráfico são inúmeras) para estas andanças e vai ser presa fácil das máquinas da CDU e do PS. Se não fizer um forcing final que se veja, corre o risco de ficar poucos pontos acima do Bloco, quando em 2001 teve quase o quádruplo da percentagem.

O de Opinião – aquela que, quando livre de entraves e insubmissa aos poderes instalados ou em ascensão, parece incomodar que se farta os “senhores” da terra. Na imprensa local, a opinião é normalmente – e salvo honrosas excepções – apenas uma correia de transmissão dos aparelhos de propaganda partidária. Com o aparecimento dos blogs e da crítica a sério às suas práticas, Situação e Oposição reagiram de forma surpreendida, embora, e como é natural, tenham sido os detentores do poder a aparentar um maior receio perante tamanha liberdade e ousadia de falar/escrever pela própria cabeça e sem espartilhos. Foi muito tempo com a opinião publicada quase toda domesticada, pelo que um fenómeno novo deste tipo provocou estranheza e o instinto de defesa terá levado a atitudes ameaçadoras menos correctas, nostálgicas de velhas estratégias que já não funcionam nestes tempos.

AV1

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