domingo, fevereiro 26, 2006

Incomodidades II

Outro tipo de reacção alérgica e fortemente comichante me é provocado pela leitura de textos de pessoas que, pelas funções que exercem, poderiam demonstrar menor ignorância sobre os fenómenos sociais que aparentam querer analisar ou, pelo menos, um mínimo de coerência entre discurso e acção.
Não é que a(o)s 230 deputada(o)s tenham de ser os 230 maiores génios do país, mas podiam, ao menos, tentar estar na metade cimeira da população portuguesa com as suas habilitações, acrescendo-se o facto de disporem de acesso a muito mais informação que quase toda a restante população.
A secção Assento Parlamentar do portal Setúbal na Rede tem, neste aspecto, casos absolutamente aterradores quando lidos com um pouco de atenção e espírito de sacrifício.
Há muitos exemplos possíveis, mas amanhã irei deter-me sobre a crónica de Ana Catarina Mendes com o título "Direito a ser cidadão", onde na velha esteira de algum pensamento socialista, doméstico e não só, se confunde produção legislativa com alteração das realidades.
Enquanto se insistir em pensar que é só por força da lei ou pelo contributo "de cada um de nós" que a inclusão social dos imigrantes e outros grupos desfavorecidos se consegue, nunca por nunca ser essa inclusão terá sucesso.

AV1

Sem comentários: