domingo, fevereiro 26, 2006

Domingo de Carnaval...





... é dia de manhã cedo ir gastar gasolina até Lisboa e dar uma passeata com a família nuclear.
Em dia de Carnaval, raramente me apetece o óbvio pelo que um programa alternativo não faz mal a ninguém e até pode servir de sugestão de actividade para as nossas Bibliotecas Municipais, caso elas se enquadrassem em espaços que permitissem a realização de actividades multidiscipinares ou pelo menos que permitissem a circulação em espaços envolventes de outro tipo.
Só a da Moita, pela situação junto ao Parque permite uma interacção com um espaço exterior, mas mesmo isso não me parece ser prática comum.
Então, a articulação entre o mundo dos livros e o mundo de outras artes ou ci~encias nem é bom pensar.
Mas voltando ao essencial.
Das 11.00 às 12.00 horas e das 15.30 às 17.00 no Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, e consoante as idades, propõe-se uma actividade para grupos de 12 a 15 crianças, resultante da leitura de uma obra para o público infantil (diferenciada entre os 2 e 4 anos e os 5 e 7 anos), que um dos pais pode acompanhar, enquanto o outro se pode passear pelos jardins em volta ou ficar defronte de um cafézinho e sacramental pastel de nata a passar os olhos pelas notícias do dia ou a ler em ambiente descansado e civilizado.
Custa 4 euros, é certo, mas isso é pouco mais do que um maço de tabaco.
Se por cá se fizesse algo parecido, já não digo em condições semelhantes porque isso não é minimamente concebível atendendo aos espaços culturais existentes e às suas características físicas, tinham-me cliente regular.
Só que por cá, se não faltam as Bibliotecas, faltam algumas ideias de as dinamizar para além do óbvio, da ligação às Escolas e do horário normal de funcionamento.
E depois não há nenhum tipo de museu ou galeria com características que permitam este tipo de trabalho.
Sei que existem as iniciativas do projecto Pé Direito, mas estão muito longe de tudo isto.
Corrijam-me se estiver enganado, porque eu gostaria de estar enganado nesta matéria.

AV1

Sem comentários: