segunda-feira, fevereiro 20, 2006

João Lobo - A Entrevista V

Sobre a Cultura e o Desporto vou coibir-me de colocar aqui grandes transcrições limitando-me a alguns excertos seleccionados, alguns dos quais verdadeiramente antológicos e dignos de um testamento político e aqui não sei bem em que sentido estou a usar o termo "testamento":

1) «Há um projecto que, para nós é fundamental, que vamos dar início, que é o Projecto “Alhos Vedros Cultural”, o qual tem por finalidade interligar e potenciar vários equipamentos (...)»

a) Vamos dar início quando ?
b) Quais as verbas previstas para o efeito ? Andei a ler o Orçamento para 2006 e alguma coisa me deve ter escapado, pois não dei por nenhuma referência. Vi o "Viva Biblioteca Viva", vi o "Pé Direito" com uns dinheiritos (p. 22), até dei pelos 500 euros para o Núcleo de História Local (p. 21), vi outras coisas, mas não vi o "Alhos Vedros Cultural" em lado nenhum. Até a recuperação de edifícios municipais se fica pelos 70.000 euros o que não dá para qualquer recuperação musealização decente do Moinho de Maré. O Fórum José Figueiredo leva uns 100.000 euros para gastar em programação e até eu acho pouco, mas sempre é dinheiro. Mas o "Alhos Vedros Cultural" deve estar em alguma (sub)rubrica que me escapou. Eu e os Orçamentos Municipais não somos assim grandes amigos.
c) Expliquem-me lá a interligação e a potenciação, como se eu fosse tão louro como o Herman e estúpido como realmente sou.

2) Mas, diga-me uma coisa, o concelho da Moita não é muito carente em equipamentos desportivos?
“Depende do conceito, se falarmos em equipamentos ao ar livre não é tanto isso, agora, nós, como em todo o país, temos carências de equipamentos desportivos, principalmente cobertos. Mas, já está em fase de conclusão o Pavilhão Gimnodesportivo da Escola José Afonso, que fora do horário escolar, será gerido pela Câmara Municipal, para apoio às colectividades, com prioridade para as da zona de Alhos Vedros.»

a) Depende do "conceito" ? Depende do "conceito" ? Quer dizer que o velho "Campo das Figueiras" que a malta usava, dependendo do conceito, se calhar era um equipamento desportivo. Era ao ar livre e tudo !
b) O Pavilhão da Escola José Afonso foi pago pela CMM ? Em que proporção ? É que não sei se a malta se lembra da mudança subtil que houve nos cartazes de propaganda a esse respeito; antes das eleições, era obra aparente da Câmara; depois lá apareceu a obrigatória menção à DREL. Foi um deslize involuntário, claro.
c) O projecto do Pavilhão para a Baixa da Serra está em finalização ? Se for como a revisão do PDM, temos Pavilhão em 2012.

3) «O concelho da Moita tem 20 Km lineares de zona ribeirinha e, cada vez, neste conceito da cidade de duas margens, centrada no estuário do Tejo, como espaço de recreio e lazer, nós apostamos na requalificação da zona ribeirinha. Onde se enquadra uma rede municipal de ciclovias que tem vindo a ser desenvolvida, por partes, mas de uma forma articulada, para permitir a ligação desde o Parque José Afonso, na Baixa da Banheira, até, ao objectivo final, em Sarilhos Pequenos, através de toda a zona ribeirinha.»

a) ???????
b) !!!!!!!!!!
c) ... ... ...
d) Cidade de duas margens ?????
e) A rede de ciclovias é feita pela zona ribeirinha ? Então aquilo ali ao lado da Estrada Nacional, frente à Fonte da Prata, é zona ribeirinha ou, como eu pensava, não passa de uma zona pedonal onde podem passar bicicletas ?
7) Qual o trajecto "ribeirinho" previsto para a ciclovia desde a saída da Baixa da Banheira e as Morçoas ?

É pá, esta última passagem deixou-me de tar maneira confuso e entaramelado que vou ali trabalhar e já volto daqui a bocado.

(Cidade de duas margens...)
(Rede de ciclovias ribeirinhas...)
(Devo ter morrido e ido para o céu ou então o xarope para a tosse é à base de cogumelos marados...)

AV1 (em maior choque agora que vi as declarações sobre a REN e o facto de todo o concelho poder ser classificado como tal...)

1 comentário:

Carlos (Brocas) disse...

"b) ... É que não sei se a malta se lembra da mudança subtil que houve nos cartazes de propaganda a esse respeito; antes das eleições, era obra aparente da Câmara; depois lá apareceu a obrigatória menção à DREL. Foi um deslize involuntário, claro."

Essa está Documentada e bem documentada.!