segunda-feira, maio 15, 2006

O Grande Buraco

Não, não é nenhuma alusão naughty a nenhuma figura do jet-seis nacional ou mesmo do jet-um-e-meio taurino local.
É apenas a constatação do aparente impasse - apesar da azáfama- nas obras da Marginal moiteira.
Como todos sabem, aqui escreve-se do que não se percebe, com carência de informação, falta de reflexão e manifesta má-vontade.
Por isso, os mais sensíveis e delicados deverão passar à frente, para não se irritarem desnecessariamente.
Mas indo ao que interessa, parece que aquilo está em bom português, engonhado.
Parece... parece... que é capaz de não ter estado devidamente estudado todo o subsolo daquela zona e pode ser... pode ser..., apenas em tese, que tenha dado com algum imprevisto, tipo aquele rochedo que entravou meses as obras do Metro do Porto, só que por estas bandas em vez de calhau grande - que os há - ter-se-á dado com um buraco dos grandes, daqueles chatos, que se enchem de água e fazem disparar os custos da intervenção, tipo túnel no Terreiro do Paço.
Claro que são imprevistos que acontecem pois, se houvessem estudos sobre a geologia ou geomorfologia (o que se adequará melhor?) do terreno poder-se-ia dizer que era incompetência do estudo, assim é apenas um imprevisto.
E até têm, como se vê, antecedentes famosos.
É que a Cãmara não tem dinheiro para estudos externos bons e os técnicos da autarquia encartados nesta área andam com outras ocupações, para perderem tempo com minudências destas, tipo estudos prévios antes de grandes obras.
Claro que, a ser verdadeira esta situação - o que duvido, claro, porque aqui no AVP só se faz má-língua gratuita - a grande obra ribeirinha do regime é capaz de ficar atarracada em termos de extensão, porque o dinheirinho falta, a capacidade de endividamento secou e assim a obra não se faz, porque mesmo que o homem queira, quando o dinheirinho não aparece, o empreiteiro amigo não trabalha de borla sem contrapartidas.
Por isso, quer-me cá parecer, mas só mesmo parecer, que aquele grande projecto inicial de ligar Roma e pavia em pouco mais de um dia, vai ficar tipo circuito de Roma A a Roma B, se é que me faço entender.
Ou seja, em boa verdade, vai ser só a Marginal moiteira e ponto final.
Queriam grandes avenidas ribeirinhas para lazer e viver à beira-rio com qualidade, ar puro, águinha límpida e coiso, por ali adiante até ao Gaio, Rosário e etc?
Pois...
A Polinésia fica logo ali ao lado.

Zé Toupeira

Sem comentários: