segunda-feira, novembro 14, 2005

A velha armadilha

Caro Miguel Latas,

Segui com interesse o seu artigo de 5ª feira no Jornal da Moita.
Não que eu tenha enfiado a carapuça, que até faria jeito contra o frio.
Mas, acho (do alto do meu pedestal) que ganharia em ser menos abstracto, porque o concreto é que nos permite perceber melhor a diferença entre o que será "crítica" legítima ou "construtiva" e o que é apenas "dizer mal" que é o assunto que o motiva.
Mas penso, permita-me tal abuso, que ache que caiu na velha armadilha de dizer mal de quem diz mal, assim se tornando um dos do clube.
Dizer mal de algo é dizer mal de algo.
Dizer mal de quem diz mal é... ?
Só que - repito-o - seria bom distinguir o que é "dizer mal" do resto, pois crítica construtiva é diferente de dizer bem.
Pode ser dizer mal... aliás, muitas vezes é destacar o que está errado e apresentar soluções ou métodos alternativos de agir, de propor.
Mas não sei - eu próprio - se agora não estarei apenas a dizer mal do que escreveu.
Eu acho que não.
Acho que estou a fazer uma crítica construtiva, pois até lhe propus uma forma diferente de elaborar o seu texto, começando por definir o que é "dizer mal" e o que é "crítica".
E se estou a ser algo confuso é mesmo de propósito, porque tento demonstrar, de forma demonstrativa (a redundância é propositada), que podemos ser confusos quando não somos claros e concretos.
Claro que tem direito ao exercício do Contraditório, neste espaço, com igual ou maior destaque do que o deste post.

AV1 (claramente confundido)

Sem comentários: