quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Era uma boa ideia !

Há uns meses atrás, em troca de ideias à distância, alguém me afirmava ser de todo o interesse que, num espírito de democracia participativa como reza a sagrada Constituição, os órgãos autárquicos - e um deles em particular que não vou nomear por óbvias razões - mantivessem um espaço na net para divulgar o que lá se passa, as decisões tomadas, as discussões tidas, e por aí fora.
Assim como se fosse uma espécie de livro de actas público, que todos pudessem consultar com o resumo do que se ia passando.
Ou seja, não chega anunciar no site da CMM que vai haver sessão de Câmara e depois no Boletim Municipal fazer o rol das decisões.
Isso é muito curto.
Interessaria abrir a famigerada democracia e, em vez de troca de comunicados oficiais das cúpulas partidárias locais, disponibilizar o desempenho e opiniões expressas de cada eleito a propósito dos assuntos debatidos, para não se passar a vida no diz que disse mas não disse que disse.
É que nem tudo é público, nem o espaço dá para todos, nem o registo auricular serve de prova documental em caso de discussão.
Por isso, vá lá, há tanta gente nova nas AF's e na própria AM, por certo todos gostariam de mostrar aos "cidadãos anónimos" a vossa acção em prol da comunidade.
E não vale dizer que é uma ideia para "aprofundar", porque assim ainda vamos dar ao centro da terra e não aparece nada feito e na prática o aprofundar limita-se a ser enterrar.

AV1

6 comentários:

joao figueiredo disse...

a colocação online das actas das reuniões dos orgãos autárquicos é um bom passo, e não me parece que seja muito difícil de realizar, mas creio que mais importante é a participação da população nas sessões publicas.

Carlos (Brocas) disse...

Passa lá por casa para ver o que é um site de uma autarquia CDU.

AV disse...

Sim, a participação da população é importante.
Mas em que moldes ?
Meros figurantes ?
Uma vez por m~es, um par de horas por sessão dá para que intervenções e que respostas ?
De que informação dispõem os "cidadãos anónimos" para intervir de forma documentada, se muitas vezes ficam sem resposta a pedidos de informação ?
Pois, pois...
A participação implica não apenas fazer figura de corpo presente.
Implica muito mais.

AV1

joao figueiredo disse...

AV1, estamos de acordo. Implica participar nas decisões, implica ter conhecimento de causa, implica argumentar, contra argumentar, propôr, etc, etc..

ah!, e figura de corpo presente não é participar.

Mário da Silva disse...

Ponham a treta das gravações convertidas em MP3 disponíveis no site da CMM que já resolvem o problema das actas. Eu já disse isso mais lá para baixo. E até dei ideias de como se podia fazer sem grandes custos.

Não fazem porque não querem. O resto é conversa.

Podiamos ficar todos a saber muito e a ter uma opinião mais avalizada do desempenho de todos -- e quero dizer todos mesmo -- e isso é mau. Eleitores / Sociedade Civil com Conhecimento é sempre um perigo para qualquer "democracia" mais ou menos ditatorial.

Até mais.

Zelupi disse...

É que ainda por cima o Boletim Municipal não chega a todos...