Ainda é um work in progress, mas merece visita e reflexão.
Por aqui iremos tentar fazer qualquer coisa equivalente para a "blogosfera local" , assim nos chegue a arte ou o engenho (AV1).
DEZ LEIS DO ABRUPTO SOBRE OS DEBATES NA BLOGOSFERA
Versão 1.0 (adaptada)
PRIMEIRA LEI
Evitar discutir a Posição, procurar atacar a Contradição.
NOTA 1 : Ao se passar da Posição à Contradição o debate ganha uma dimensão ad hominem. A maioria dos debates na blogosfera são ad hominem, na tradição da polémica à portuguesa.
.
SEGUNDA LEI
A ferocidade dos comentários está em relação directa com o seu anonimato mais o número de comentários produzidos por metro quadrado de ecrã /dia.
NOTA 1: O genuíno comentador anónimo da blogosfera tem um nick name, deseja ao mesmo tempo ser anónimo e ter uma identidade como comentador, reconhecida nas caixas de comentários.
NOTA 2: O comentador anónimo com nick name escreve compulsivamente em todas as caixas de comentários abertas que encontra, escolhendo de preferência as dos blogues com mais leitores.
NOTA 3: Os comentadores anónimos seguem em absoluto a PRIMEIRA LEI DO ABRUPTO.
NOTA 4: A intensidade da zanga e da irritação na blogosfera é muito superior à da sociedade em geral. (Deve passar para LEI ou ficar apenas uma nota?)
.
TERCEIRA LEI
A esmagadora maioria dos temas, comentários, reacções, alinhamentos, posições é absolutamente previsível.
NOTA 1: A falta de previsibilidade é punida na blogosfera como Contradição (ver PRIMEIRA LEI DO ABRUPTO), ou como "deslealdade orgânica".
NOTA 1: A falta de previsibilidade é punida na blogosfera como Contradição (ver PRIMEIRA LEI DO ABRUPTO), ou como "deslealdade orgânica".
.
QUARTA LEI
A blogosfera tem horror ao vazio.
NOTA 1: Um lugar de um blogue é sempre preenchido por outro do mesmo tipo.
NOTA 2: Os blogues nunca morrem, são fechados e abertos logo a seguir com outro nome. A blogosfera é compulsiva.
.
QUINTA LEI
O carácter lúdico dos blogues diminui à medida que a importância da blogosfera aumenta na atmosfera.
NOTA 1: O carácter lúdico dos blogues é cada vez mais afectado pela imposição de etiquetas e por uma crescente normatividade na blogosfera.
NOTA 2: Os blogues colectivos são mais propensos à normatividade do que os individuais, pela necessidade de se auto-gerirem.
NOTA 3: O carácter lúdico dos blogues diminui à medida que as agendas mediáticas se tornam dominantes. Na formulação dessas agendas há hoje um contínuo blogosfera-atmosfera.
.
SEXTA LEI
O tribalismo é a doença infantil da blogosfera.
NOTA 1: Os blogues são grupais, precisam imenso de companhia.
NOTA 2: A blogosfera tem evoluído do amiguismo para o grupismo e deste para o tribalismo. Permanecem, no entanto, leis de desenvolvimento desigual.
1 comentário:
Concordo em pleno com a Sexta Lei.
Enviar um comentário