... é mesmo ignorância !
Para que serve este projecto, para além de fazer as primeiras páginas dos Jornais do Barreiro e da Moita ?
Para sacar umas centenas de milhar de euros em fundos da União Europeia ?
É que nada do que é apresentado como função desta "Agência da Energia" parece estar muito para além do que seriam as funções normais das autarquias nesta matéria.
Lê-se que:
«A Agência Local de Energia terá como objectivo “contribuir para a gestão da procura de energia, a eficiência energética, e o melhor aproveitamento dos recursos energéticos endógenos”. Se a candidatura for aprovada, a Agência começará por elaborar um estudo energético para a área dos dois concelhos, com um levantamento e a caracterização das necessidades energéticas de ambos os concelhos. » (O Rio Online)
O que isto revela é a completa falta de "trabalho de casa" nesta matéria, parecendo que as autarquias envolvidas andam uns bons anos atrás do tempo em matéria de política energética e ambiental, em especial atendendo ao seu acelerado processo de desenvolvimento urbano com a consequente pressão sobre o consumo energético.
Pronto... a captação de fundos é um bem em si mesmo para fazer aquilo para que não há dinheirinho, em virtude das finanças locais estarem nas lonas.
Só que, se o projecto não for aprovado, as promessas sobre o que se fará em alternativa são ainda mais vagas do que o costume.
Mas para que servem certos departamentos destas Câmaras ?
Só para existirem ?
É mesmo verdade que a CMB e a CMM não têm qualquer tipo de estudos sobre racionalização dos consumos energéticos ?
Nem nenhuma espécie de ideia sobre como o fazer nos seus próprios edifícios e equipamentos, como se depreende das declarações de João Lobo ao JM ?
Mas, mas, mas...
AV1
4 comentários:
o que me parece é que já é tempo dos dois concelhos se unirem em várias áreas de actividade. Um boa partilha de recusos pode ser benéfica.
Pois...
E logo eu que, em alternativa à restauração do concelho em Alhos Vedros. acho que devia haver um concelho desde Coina até Alhos Vedros e outro da Moita até ao Montijo...
AV1
A CMB já tinha começado esse trabalho ainda no anterior executivo com um protocolo com a Agência de Energia do Seixal.
Os apoios para as Agências de Energia requerem áreas de intervenção com mais de 100 mil habitantes.
A CMB foi buscar a CMM mas a CMM não tem nenhuma ideia ou política nessa matéria. Entraram só para fazer número e à última da hora para permitir a candidatura, como toda a gente sabe.
Se há coisa que eu detesto é estas campanhas de "branqueamento" estúpidas e ignorantes.
Isto é uma Agência de Energia a sério e serve de exemplo.
Claro que a dita "agencia" ficará sediada... aonde? No Barreiro, seguramente.
Já ando um bocadinho farto disto. Ando,ando.
Em consulado CDU, as "cooperações com a Câmara do Barreiro são sempre benéficas para nós".
Lembram-se do caso concreto da lixeira. Acordo entre Barreiro e Moita. Lixeira onde? Na Moita, claro!
Enviar um comentário