domingo, fevereiro 19, 2006

O Parque do Lixo ?

Por vezes, com toda a boa intenção e por princípio, tendemos a querer defender aquilo que pensamos ser o melhor e em insistir na preservação do que nos resta de ambiente e paisagem natural.
Mas esta é uma atitude, por muito que me custe, bem pensante, elitista e, admito-o sem problemas, algo desligada das prioridades imediatas das populações.
Os ideais ecologistas, apesar da sua premência, são ainda apanágio de elites e só tocam superficialmente as preocupações de muito boa gente que tem outros problemas por resolver.
A questão em torno do Pinhal do Forno e os avisos que aqui temos feito quanto à necessidade de não suburbanizar totalmente o concelho e a freguesia de Alhos Vedros, destruindo o que resta da sua feição rural tradicional é outra daquelas que está longe de ser popular, ficando fadada a muita incompreensão.
É muito mais popular e populista acenar com promessas (mesmo se vagas e precárias) de emprego e "desenvolvimento" do que falar em sustentabilidade desse mesmo desenvolvimento.
Porquê este súbito (mas apenas aparente) desânimo ?
Porque nas largas dezenas de fotos que o Oliude nos enviou sobre o Pinhal do Forno se confirma o que eu já entrevira quando há uns meses, ainda no Verão, parei na sua periferia e achei que aquela área estava deixada praticamente ao abandono.
A verdade é que para muito boa gente aquilo não passa de uma zona inútil ou então útil apenas como vazadouro ocasional de lixos vários e entulhos incómodos.
Por isso, é difícil esperar que o esforço por tentar promover ideias de defesa do ambiente seja algo de fácil aceitação, sendo muito mais atractivos os discursos destinados a vender banha da cobra.
Basta deixar ao abandono e sem qualquer tipo de limpeza estas áreas e depois é fácil justificar a sua inutilidade tal como estão.
Não há fiscalização, nem ninguém se incomoda em identificar onde são despejados os entulhos de obras devidamente licenciadas ou acompanhar todo esse processo.
Depois... depois, é o que se vai vendo por aí.

AV1 (fotos do Oliude de quem já começou a ser divulgada um a exaustiva cobertura fotográfica no Alhos Vedros Visual, a qual irá sendo completada ao longo da semana)

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto terá algo a ver com opelouro de Ambiente e Urbanismo?

AV disse...

Normalmente...
Ou de qualquer serviço que tivesse vagamente a ver com a limpeza dos espaços, privados ou públicos.
Mas como é privado, coiso e tal, e se for público é porque tal e coiso.
Mas as lixeiras a céu aberto continuam.
Culpa dos cidadãos, é certo.
Mas não só.
Porque então, um tipo vai a qualquer lado despejar o que lhe interessa e pronto, não se fala mais nisso.
Não há coimas para este tipo de acções ?

AV1