quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Uma Jogada de Mestre

Considero que foi uma jogada de Mestre da SONAE, a OPA sobre a PT.
A Telefónica, espanhola accionista da PT e sua compradora futura, pelo que tudo levava a crer, foi apanhada pela SONAE num momento de fragilidade económica, pois comprou à pouco tempo uma operadora Inglesa de telemóveis.
Ao apresentar a OPA neste momento, a SONAE deixou a sua principal hipotética concorrente sem possibilidade de realizar uma Contra OPA à PT.
O BES não pretende fazer nenhuma Contra OPA, mas apenas jogar na Bolsa para que as Acções da PT subam e ganhar dividendos com isso, por isso está fora da jogada.
A PT e a Telefónica espanhola, são detentoras de mais de 50% do capital duma operadora de telemóveis Brasileira, que a SONAE já descartou de futuros encargos.
Se a SONAE comprar a PT, a Telefónica espanhola terá de comprar à PT as acções dessa empresa Brasileira de Telemóveis, mas como está numa situação difícil devido à compra da tal operadora Inglesa de telemóveis, terá de pedir a algum Banco que subsidie essa transacção, mas não poderá ser o Banco Santander porque esse Banco já acordou o financiamento à SONAE...
Qual será então o Banco que financiará essa operação de compra da operadora Brasileira ?
Aceitam-se apostas !
Uma outra pergunta. Será que o Estado Brasileiro está interessado em que uma companhia espanhola seja detentora da maior operadora móvel de telefones do Brasil ?
De qualquer dos modos a jogada põe em causa a Telefónica espanhola e os negócios que o governo Português tem com Espanha, põe também em causa a continuação da Telefónica espanhola no Brasil, redimensionando esta empresa espanhola ao seu lugar em Espanha na América Latina e em Inglaterra.
Parece o Tratado de Tordesilhas das telefónicas Ibéricas, isto se a SONAE comprar efectivamente a PT.

AV2

Sem comentários: