quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Vamos lá a isso !

Com o tempo vamos ficando comodistas e, também para não nos andarmos a repetir e a sermos nós a cavar cada buraco a ver se achamos minhoca, gostaríamos que blogs com uma visão do mundo local diferente da nossa contribuíssem com os seus diagnósticos e as suas propostas sobre o concelho, já que podem não ser só da nossa freguesia.
Normalmente, existe o hábito em alguns espíritos de nos acusarem de só vermos, em conluio com outros blogueiros locais, um lado da coisa, mais exactamente o da garrafa meio vazia.
A razão para isso é simples, como nunca esteve cheia e nós não bebemos nada, nunca nos parece meio-cheia, mas sim que continua por encher...
Mas adiante...
Esquecendo aqueles blogs que nunca chegam a ser, e como o Alhosvedrense se parece ter esvaído no rescaldo pós-eleitoral, resta-nos que o recente Banheirense, até pela equipa múltipla que apresenta, aceite o desafio de confrontar pontos de vista sobre diversos aspectos que consideramos extremamente problemáticos na vida do concelho, desde aquilo que achamos ser a inexistência de um política ambiental integrada no concelho até à sua completa dormitorização e betonização, num modelo de subúrbio de terceira que relembra a Amadora dos anos 80, não esquecendo ainda a forma desarticulada como têm funcionado as Juntas de Freguesia, a tendência para reagir em vez de agir preventivamente em situações de exclusão e vulnerabilidade social, a aparente estreita ligação de interesses públicos e privados, no que se trata da política de ocupação dos solos ou ainda a debilidade de uma política cultural que não passe por bois, Festa da Moita e uns espectáculos avulsos.
Nós, e eu em particular, ficamos á espera, mas se necessário for repescaremos textos antigos sobre o assunto.
E a ideia não é só acumularmos comentários reactivos, mas produzir prosa palpável e articulada, com argumentos lógicos e fundamentação factual.
Era bom que isso acontecesse, era...
Por exemplo, podíamos tentar perceber se acabar com a última mancha florestal contínua do concelho terá o desfecho desejado...
Mas esse deve ser assunto tabu.

AV1

2 comentários:

joao figueiredo disse...

Foi exactamente com esse propósito que lançámos O Banheirense . Não vejo a realidade local tão cinzenta, mas sei que não é perfeita, e é por isso que nos propomos a fazer algo.

AV disse...

Já estou à espera.
Sentado.
Não é por nada mais do que escoliose.

AV1