quinta-feira, maio 18, 2006

O Scolari é casmurro?

Por mim tudo bem!
Antes um casmurro que já apresentou resultados, do que quem nunca provou nada e deu cobertura a asneiras sem fim, em tempos passados, só porque os seleccionadores eram compinchas.
O homem não seleccionou o Quaresma?
Olhem, a França foi campeã da Europa e do Mundo sem dois dos três melhores jogadores franceses de então: Cantona e Ginola.
O Brasil foi campeão sem Romário.
Muitas selecções que vão ao Mundial também optaram por soluções polémicas: a Inglaterra leva o Michael Owen, que esteve lesionado quase seis meses.
A Alemanha afastou para nº 2, o eterno Oliver Kahn na baliza.
No México, foi preterido Blanco o melhor marcador lá do sítio.
Trindade e Tobago tem insistido em seleccionar o nosso conhecido Latapy, mesmo já andando o homem de gatas.
Todos têm as suas manias.

Eu também preferia o Tonel ao Ricardo Costa e o João Moutinho ao Maniche.
Ou mesmo o Paulo Santos ao Bruno Vale.
E qualquer médio normal ao sarrafeiro do Petit.
E por aí abaixo.
Mas não sou eu o seleccionador e aquele que ficará no currículo com o desempenho da Selecção. Ou alguém acha quem quem já foi campeão do Mundo e vice-campeão da Europa estará disposto a ser eliminado à 1ª volta?

Agora há quem contraponha os métodos do Scolari aos do Mourinho, como se fossem a antítese um do outro.
Discordo: o Mourinho é tão casmurro, disciplinador e até emocional como o Scolari.
Um como o outro são manipuladores de emoções e treinadores que pretendem ter grupos fechados e coesos face ao exterior tido como hostil.
Só que já toda a gente se parece ter esquecido das questiúnculas e algumas falhas de carácter de um, só para o usar como arma de arremesso contra o outro.

Por isso, os abutres apenas se estão de novo a juntar em bando como antes do Europeu, à espera que haja carniça para debicar, do Miguel Sousa Tavares ao António Pedro Vasconcelos, passando por muitos outros.
Só espero que as coisas corram bem, para que a "conspiração" falhe.

Zé Bola

7 comentários:

Anónimo disse...

Amigo,

A equivalencia entre Mourinho e o brasileiro não é rigorosa.

O brasileiro é um xico-esperto oportunista que veio esfolar um dinheirão por mês. Tanto que a este propósito até os benfiquistas dão razão a PC.

A selecção não deve ser formada tanto contra tantos. Se bem que se aceite que nunca agrade a todos.

Contextualizando, do mundial da Coreia sobrou algum mau-estar, disfarçado no europeu, mas não totalmente, pois nos lembramos do primeiro jogo de teimosia que, logo após, obrigou a substituir a contra-gosto pela equipa natural que era a proveniente da equipa Mourinho.

A malta gosta é de ver craques a fazer fintas. Por isso, a questão do quaresma...

E o futebol tem, mesmo, mais alguma piada para além das fintas deslumbrantes ?

Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo com o post inicial. Esta mania de pensar que um selecionador tem que houvir todos os opinion makers paineleiros deste País sem perceberem o que quer que seja de futebol, só mesmo da gente do futebol.
É mais ou menos como aquele tipo que viu todos os episodios do Dr. House e vai para a porta das urgências do Hospital do Barreiro dizer o que é que os doentes têm e como devem ser curados.

Não se enxergam.

AV disse...

Talvez se fosse um espanhol, em vez dum Brasileiro, o carneiro gostasse mais da sua actuação mesmo que fizesse uma actuação muito pior, é o problema dos iberistas...espero não o ver na manifestação dos nazis, lá em Vila de Rei !

AV2

AV disse...

Amigo Carneiro,

O futebol tem muita graça com fintas dos craques, mas no fim conta muito quem ganha o jogo.
Eu ontem vi uma final da Liga dos Campeões em que uma equipa sem grandes "fintadores" ia ganhando ao Barcelona, graças a rigor, esforço e também boa técnica, só que sem ser espalhafatosa.
O home do jogo não foi Ronaldinho, nem mesmo o Eto'o foi o Larsson que fez duas assist~encias para golo, desenhadas a esquadro e não com aguarelas.

Scolari é teimoso, pois é.
E o Adrianse quando meteu o Quaresma no banco porque o futebol não era uma montra de joalharia?
Já ninguém se lembra disso?

Seá que o Quaresma não iria para a selecção mostrar-se, para voar do Porto, e esquecer a equipa?

Não acho o Scolari um chico-esperto. Chcos-espertos são os da Federação que aproveitam o seu sucesso, mas que logo que ele falhar o despacham.
E isso o Scolari não faz aos aos seus jogadores.

AV1

Anónimo disse...

Amigo Av1,

A do "iberismo" foi um golpe argumentativo aos tomates.

(até porque, se ler o que eu escrevi a este propósito, eu fico cá consigo a ver o titanic a ir ao fundo. Não tenho é o direito de obrigar os meus filhos a ficarem cá com a única expectativa de passarem uma vida de exploração a descontar para pagar reformas a lobos e santanas. Não tenho eu esse direito e, por maioria de razão, nem o meu amigo, ainda menos aqueles que, estando já a fazer conta com as reformas que irão receber daqui a uns anos, olham agora para os meus filhos como o lobo olha para os leitões na fase da engorda.)

Quanto a treinadores espanhóis, é a malta do SLB que tem saudades de um. E como sabe, sou alheio a esse sentimento.

O que tentei transmitir e, por falha minha, não consegui é que o mau-estar em relação á selecção tem antecedentes mais ou menos próximos que remontam ao último mundial e á fraca exibição. Passa pelos craques que abandonaram com má-criação perante a crítica de um país inteiro, mas que voltaram, como se a selecção fosse uma quinta sua, apenas quando precisaram dessa montra para fazer contrato com outro clube.
Passou pela teimosia da equipa escalada para o europeu que excluía intencionalmente os jogadores da equipa de Mourinho mas que, perante o desastre da primeira derrota com a Grécia, foi buscar - aliás, ao arrepio da sua famosa teimosia, e daí o apelido oportunista e xico-esperto - seis jogadores de Mourinho que garantiram a ida até à final.

Como você diz, a selecção tem que ser escolhida por alguém. Alguém deve mandar. Mas se é solicitado á generalidade do povo português um envolvimento emocional, de apoio intransigente - até histérico... - então parece que a opinião generalizada do povo deve ser tida em conta.

Não se pode vir com a treta de "uma bandeira em cada janela" e depois "cagar" com estrondo e arrogancia na opinião de todos aqueles que levantam dúvidas quanto aos critérios utilizados na escolha dos cidadãos.

Se o brasileiro xico-esperto e oportunista de forma ostensiva, provocadora e arrogante nem sequer tem a delicadeza de ser simpático no discurso que viabilize os consensos idóneos a estabelecer a unidade na acção, não me venha pedir apoio para a equipa dele.

Fazer consensos em prol de uma unidade de acção não pode passar pela exclusiva atitude de enfrentamento arrogante de todos aqueles que criticam com o único argumento autoritário de "aqui quem manda sou seu".

Quanto ás fintas como o essencial do futebol, eu apenas pretendi afirmar que, no estado actual do futebol, estou tão descrente em tudo o mais - arbitragens, património, clubes, organização, impostos, federação etc - que só aprecio o futebol pela sua essencia: o desempenho do sobredotado para a prática.

Espero que tenha percebido que a minha "questão" com o brasileiro xixo-esperto e oportunista está muito para além da novela-quaresma.

Mas voltando ao iberismo - que essa caiu-me mal, por injusta, até porque deixei de comparar o tamanho da pila pelos meus oito anos de idade -, se calhar não são os incondicionais acríticos que são os melhores adeptos.

Se calhar, avaliar, criticar, propor, irritar-se, desesperar, gritar são tudo comportamentos que indiciam amor.

Receba um abraço e bfs

AV2. Reparou, concerteza, que não me referi àquela dos nazis. Mas gostava que você a esse propósito dissesse mais alguma coisa. Se é nessa conta que você me tem, então porra.

AV disse...

A do "iberismo", não foi minha... foi do meu colega AV2, que é mais de fazer entradas de "carrinho alto".

Quanto ao resto, já sabe aquela das opiniões, cada um tem a sua e se não a achasse certa e fundamentada não a tinha, como é óbvio.

Só que, e quanto ao "mal-estar", com o Mundial anterior ele era da população em geral, agora com o Europeu e este Mundial é dos "opinadores". São fenómenos bem diferentes.
A bem dizer, o vulgo já se está nas tintas para o caso do VBaía, "alimentado" por quem tinha interesse em alimentá-lo, um pouco como agora o caso do Quaresma que "renderia" mais no Mundial - sejogasse - do que nos sub-21.

AV1, o que não lhe foi aos tomates

AV disse...

Carneiro, sei bem que nunca estaria lá em Vila de rei, com os NaziSkins a gritar contra os Brasileiros, mas eu gostaria de lá estar para enfiar uns murros nesses Nazis, que se apropriam do nome de Portugal só para desprestigiarem os verdadeiros Nacionalistas.
Acho que o Carneiro é apenas um Português desnimado com esta corja de políticos que nos têm explorado este tempo todo e como olha para o lado e aparentemente as coisas funcionam melhor, então pensa que se calhar não seria má ideia e tal, isto do iberismo e tal.
Mas não era, na minha opinião é melhor nem que seja acabar com este sistema "democrático" e implantar um que defenda os Portugueses, coisa que até agora nenhum partido parece ter entendido como necessário.
Um abraço do AV2, para o carneiro.