segunda-feira, agosto 21, 2006

Pequenos Mundos

«A chamada blogosfera, portanto, acaba por ser um conjunto de clusters comunicantes em que, para parafrasear Michael Goldhaber, cada um é "estrela" em alguns ambientes e "fã" noutros. (...) Cada um destes clusters é de facto um daqueles que a Social Network Analysis define como "pequenos mundos", ou seja, conjuntos circunscritos em que as relações de influ~encia entre as pessoas assumem algumas características bem definidas.
(...) pela própria lógica que governa as relações entre os bloguistas, cada indivíduo, escrevendo assuntos que interessam e lendo aquilo que chama a sua atenção, acaba por frequentar mais ou menos assiduamente um número variável de pequenos mundos. E cada um destes assume o papel que os seus conhecimentos, as suas ideias, a sua capacidade de expressão e a sua visão do meio envolvente lhe permitem, obtendo assim uma maior ou menor reputação.» (Giuseppe Granieri, Geração Blogue, pp. 58-59)

AV1

5 comentários:

Mário da Silva disse...

Ai! Ai! Quando os gajos começam a escrever livros com enormes postas de pescada (nº 6) par tentar explicar as coisas só sei é asneirada.

E é que ainda há quem os compre só para acabar por ficar na mesma.

Para mim -- ena que posta de pescada que aqui vai sair e à borla -- os blogues, do ponto de vista do autor, vieram substituir, nesta geração, o panfleto, o jornal de folha de couve contestatário, a carta anónima, o diário juvenil, e os papeis com ideias rabiscadas à mesa do café.

Do ponto de vista do leitor/comentador -- ena,ena, outra posta de pescada que aqui vai sair. Estou prolixo hoje. Deve ser da hora -- vieram substiuir o lutador anti-fascista que lia os ditos á surrelfa, o tipo que desancava o jornal, o moralista, a conversa de café ou de esquina sorbe tudo e nada, as filosofias de treta com que nos entretinhamos aos 16 anos, e a chacota que fazíamos usn dos outros sobre os papeis com ideias rabiscadas à mesa do café.

Até mais.

AV disse...

Uma coisa é o que substituem, outra o que são.

A televisão sunstituiu muitas conversas familiares ao serão mas não é a mesma coisa.

As outras considerações, caro MdS, para além da hora avançada, parecem-me que teriam mais cabimento num livro que deveria escrever sobre o contexto social dos blogs, pois acho que falha rotundamente a análise, que fica atraiçoada pelo contexto em que decorre.

Saberá, muitíssimo melhor do que eu, que os blogs mais populares e visitados fazem parte de uma rede de malta ligada às tecnologias, onde trocam informações, referências e opiniões.
Isso não tem nada a ver com panfletos e má-língua ou ideias rabiscadas no café.

Embora estivesse certamente a pensar no próprio AVP, eu por exemplo nunca rabisquei nada à mesa do café, nunca tive um diário juvenil, nem essas coisas todas e porquê?

Porque uma coisa ´algo que se faz para nós e meia dúzia, outra a que se faz com, pelo menos potencialmente,muma audiência de centenas ou milhares de pessoas.

Não circunscreva a sua análise apenas ao que está próximo, alargue-a um pouco mais.

AV1

Mário da Silva disse...

"Saberá, muitíssimo melhor do que eu, que os blogs mais populares e visitados fazem parte de uma rede de malta ligada às tecnologias, onde trocam informações, referências e opiniões." - AV1

Que não é nada diferente da "conversa de café ou de esquina sobre tudo e nada, as filosofias de treta com que nos entretinhamos aos 16 anos, e a chacota que fazíamos uns dos outros sobre os papeis com ideias rabiscadas à mesa do café." Isso lhe garanto eu ;)

Por exemplo o Planeta Asterisco? Ou algum blog com umas dezenas de comentadores activos?

Não! Isso que você está a referenciar está hoje cada vez mais ligado ao Social Bookmarking e não aos Blogs. Por isso é que o Digg é o que é e nenhum conjunto de blogs o ultrapassa, excepto quando se misturam, como no caso do Blogmemes.

"Não circunscreva a sua análise apenas ao que está próximo, alargue-a um pouco mais." - AV1

Não está circunscrita. Não tem é nada a vêr com as transcendências que essa malta toda escreve para justificar o que nem vale a pena. E ainda conseguem encher grandes calhamaços e vendem-os.

Vá. Relaxe que não é nada consigo. Vai vêr que daqui a nada já estão a fazer outros calhamaços para explicar o Digg e quejandos.

Até outro dia.

Mário da Silva disse...

ERRATA: O link do Blogmemes está errado. O certo é www.blogmemes.org.

AV disse...

O livro só tem 120 páginas e é bom, como outros que por aí existem.
Eu não tomei o comentário como se fosse sobre mim ou o AVP, apenas...
Mas se insiste na leitura de um blog é o mesmo que uma conversa de mesa de café, não poderemos nunca estar de acordo nesse ponto.

AV1