quinta-feira, agosto 31, 2006

A Técnica C.C.C.P.

Ou como o Colectivo Cobre a Cobardia Pessoal.
Eu explico o que a coisa é e porque, mais do que como uma ideologia, eu embirro solenemente com uma prática entranhada em certos ambientes políticos que desresponsabilizam os Indivíduos em nome do Colectivo.
É assim; sempre com o refúgio cómodo de certos princípios e certas decisões de carácter mais controverso serem da responsabilidade do senhor Colectivo, os indivíduos que aderem a essa prática escapam sempre a qualuqer tipo de responsabilização pelos seus actos.
Mesmo quando dão a cara dão a dita em nome das posições do Colectivo.
Quando alguém é escolhido para um cargo, a responsabilidade da escolha foi do Colectivo.
Se outrém é afastado de um outro cargo, a apreciação do seu desempenho foi feita pelo Colectivo.
Se aparece uma prosa escrita em qualquer lado, mesmo que com um nome por baixo, as opiniões são as que resultam do processod e discussão do Colectivo.
Isto é extremamente vantajoso porque permite, por um lado, que os nomes individuais apareçam à baila, mas que nunca nada se lhes possa asscar em concreto, porque tudo emana do Colectivo.
Esta é a forma mais rematada de cobardia individual pois corresponde à daqueles putos muito reguilas e irritantes, que estão sempre a fazer chinfrim mas que, quando levam um apertão, correm logo para trás dos irmãos e amigos mais velhos, para não serem culpabilizados pelas asneiras cometidas.
Por isso, acho particularmente caricato, que algumas vozes apareçam a criticar blogs e autores de blogs por serem isto e aquilo, anónimos e tal, cobartes e aqueloutro se, quando ficam à mão de semear, apelam logo para o Colectivo.
Ainda se o Colectivo correspondesse a um ideal de solidariedade e amizade interpessoal eu poderia achar muito bem, mesmo não gostando para meu uso.
Só que, nos tempos que correm, essa é apenas uma fachada para o exterior, pois por detrás das cortinas e das "paredes de vidro" fumado, o esfaqueamento mútuo é uma regra do quotidiano para atingir posições em que se possa aparecer em nome do Colectivo.
É triste mas é verdade.

AV1

1 comentário:

Ponto Verde disse...

Individualmente quero que esse "colectivo" vá B___M___a:!