segunda-feira, agosto 21, 2006

Uns vão-se embora...

... enquanto outros são corridos.
Ainda se lê no DN em outra peça com o título "Renovador em distrito ortodoxo":

«Carlos de Sousa, um homem com perfil dialogante e que faz questão de vestir à moda, chegou a ser apontado como "autarca modelo" dos comunistas quando liderou a câmara de Palmela, entre 1997 e 2001. A tal ponto que acabou por escolhido para concorrer à sede distrital: Setúbal, tradicional feudo socialista, caiu às mãos do PCP nas autárquicas de 2001, tornando-se o troféu mais saboroso que o partido recolheu desse escrutínio. (...)
Em 2005 obteve um segundo mandato mas perdeu a maioria absoluta. E as relações com Aranha Figueiredo, vereador responsável pelo urbanismo conotado com a ala mais dura do partido, tornaram-se tensas quase ao ponto da ruptura. Curiosamente, também este vereador poderá cessar funções - numa espécie de "justiça salomónica" promovida pelo PCP. Para a presidência da câmara deverá avançar a empresária Maria das Dores Meira, actual vereadora, que figurou em terceiro lugar na lista autárquica da CDU

Leram bem: vai para Presidente a 3ª da lista. Aqui na Moita sempre ficámos há uns anos com o 2º, o nosso "Santana Lopes", que ganhou poleiro à custa de outro "empurrão" dado ao camarada.
Agora quero ver os "inteligentes" locais criticar os adversários "eleitos" porque desapareceram e deixaram o 3º da lista a chefiar as hostes.
Já sei que me vão acusar de defender o Vitor Cabral, que mal conheço, mas ele também era o 3º da lista! A senhora que parece ir para a Presidência da CMS também!
E o desrespeito de nem colocarem o nome do homem nos vereadores em exercício é apenas reveladora de uma mesquinhez profunda.

AV1

17 comentários:

nunocavaco disse...

Louvo o seu interesse pelo P.C.P. e também o título do artigo "Renovador em distrito ortodoxo".

A verdade é tudo.

AV disse...

O título não é meu.
Apesar do que consta não trabalho nem trabalhei no DN e nem gosto de quem lá escreve e que conheço pessoalmente.

Mas louvo a forma como neste comentário explicou a situação relativa ao Carlos de Sousa.
Só tenho pena que um dos meus amigos que é da concelhia de Setúbal do PCP esteja de férias, que assim poderia eu explicar-lhe a si o que se passa.

O interesse no PC é igual ao interesse no PS dos tempos da Felgueiras, do PSD dos tempos do Valentim e Isaltino ou do CDS nos tempos do Avelino.
Mas por estranho que pareça, esses percebemos o que se passou, foram postos a andar pelos seus partidos e depois ganharam eleições, o que é uma grande tristeza para a Democracia caciquista que temos.

AV1

nunocavaco disse...

Pois mas comparar o Carlos com os Avelinos, Isaltinos e outros que tais é um tanto ou quanto ...

Av1, o P.C.P. é um partido diferente dos outros, e como partido pode e deve ser criticado por cidadãos e comunicação social. Vou dar apenas a minha opinião sobre funcionamento e sem conhecer o caso.

A concelhia avalia o trabalho dos eleitos. Cabe a este organismo acompanhar e fiscalizar o trabalho dos eleitos de forma a quem o programa eleitoral seja cumprido. Se a avaliação é nesta base, então o que se passa é perfeitamente normal.

Mais não sei. O que questionei foi o título do D.N., que é falacioso mas também já nos habituou a isto. Tenho amizade por um dos directores do Correio da Manhã, o Rui Hortelão e sei que o jornal tem uma linha editorial muito próxima de um determinado partido político mas essa vertente faz do jornal o que é e não um meio de informação. Quanto ao resto, vamos aguardar mas uma coisa deve reter, no P.C.P., em teoria (repare que escrevo em teoria), os cargos dos eleitos não são dos eleitos mas sim do partido porque os eleitos estão para servir as populações e devem entender o programa eleitoral como meta. Assim sendo as remunerações dos eleitos são fixadas com base no princípio de não ser prejudicado nem beneficiado nas funções que desempenham ao serviço das populações ou seja, entendemos que os cargos não são nossos e apenas devemos auferir o que auferiamos antes de sermos eleitos, ainda que se for ao contrário o partido compensa. Servindo bem as populações acreditamos que servimos bem o partido. Garanto que é assim que a maioria dos comunistas pensa e age.

Depois da minha longa prosa quero aqui deixar a minha opinião sobre o Carlos, que é um excelente Presidente de Câmara e um bom homem, o resto não sei, admito tudo como também admito que nestas questões a experiência que fui acumulando leva-me a que o que penso hoje seja diferente do que pensava. Digo-lhe que hoje entendo o processo de substituição de Pedro Santana Lopes de uma outra forma que não entendia na altura. Mesmo o modo de como o mandato acabou faz-me pensar de outra maneira, mas isto fica para outra altura.
Um abraço

Anónimo disse...

AH, Ah, Ah!
Nesta lógica...o Sr. João Lobo,leva para casa, no final do mês uns... digamos 1.800 € de vencimento (como professor, entenda-se)...

Bom, depois de tanta hipocrisia, o melhor é continuar a gozar as férias e ir dormir a sesta.

Eurolindo Nora

Anónimo disse...

E mais outros tantos 1800 Euritos da Pensão de "sobrevivência"...

nunocavaco disse...

É o que dá querer ser sério. Posso falar sobre mim. O meu vencimento como eleito na Junta é remetido para o meu partido, não fico com um tostão. Já sei que vão aparecer anónimos a dizer que ganho aquilo e outro, e sendo assim ficam desde já convidados a vir ter comigo para eu lhes mostrar o meu recibo de vencimento.
Boa tarde.

AV disse...

os cargos dos eleitos não são dos eleitos mas sim do partido porque os eleitos estão para servir as populações e devem entender o programa eleitoral como meta.

Isto significa que:

a) Nós não votamos numa pessoa, pelo que até eu ou o meu gato podia ter sido candidato que o voto era no Partido.

b) As críticas locais aos eleitos do PS abatem pela base, pois os Partidos devem lá colocar quem lhes interessar, quando isso lhes convém

c)Quem decide se os eleitos estão a servir as populações são as concelhias partidárias e não as próprias populações

d)Não percebo a história da "meta", se o que está em causa são formas para-legais de levar pessoas a rescindirem contratos de trabalho, isso vindo de um eleito de um Partido que se opõe, a nível nacional, a esse tipo de estratégias.

e) Mesmo que a "meta" seja um argumento válido, ao fim de 10 meses de mandato já decidiram que o corredor não vai lá chegar?

f) Quando outros autarcas não chegam comprovadamente às metas, também são afastados?

E muito mais haveria, mas...

AV1 (e o Correio da Manhã não é o DN, para além de que o CSousa sempre teve "boa" imprensa)

AV disse...

O comentário acima saiu do lugar original por necesidade de emendar umas gralhitas, pelo que agora é que respondo ao segundo comentário do NC:

Eu - EU - estou-me nas tintas para o que ganha.
Sinceramente, preferia que o dinheiro do Estado fosse para o seu bolso do que para o do seu Partido, pois para isso existem as subvenções estatais directas.

Acho de elementar desonestidade financiar partidos por essa via.

Já a outro propósito e quanto aos procedimentos, legais à época mas "jeitosos" dos Presidentes em exercício do poder moiteiro, continuo a achá-los politicamente reprováveis e feitos de forma dissimulada e opaca para com os eleitores que, quando votaram, não sabiam estar a votar em "aposentados" que já sabiam que o iam ser.

AV1

nunocavaco disse...

é a sua opinião, mas também existem outras. É bom haver muitas.

AV disse...

A menos que sejam de "cobardes anónimos" como me costuma chamar - disfarçadamente, claro - a mim e a outros com opinião diferente da sua.

AV1

nunocavaco disse...

O facto de ser um cobarde anónimo não tem nada que ver com a opinião diferente. Eu sei disso e você sabe-o melhor do que eu, até porque você para mim já não é anónimo.
Um abraço

AV disse...

Veja lá se é mesmo assim.
Um tipo pensa que sabe e afinal ainda se engana.
Não era a primeira vez.

AV1

nunocavaco disse...

Nunca andei à procura de nada e muito menos o farei. É apenas uma desconfiança, mas muito carregada de confiança. Mas também não é assunto para conversas nem consigo, nem com mais ninguém porque como você diz - um tipo pensa que sabe e afinal ainda se engana.

Carlos (Brocas) disse...

Não é por nada Nuno mas, duvido que saibas. Sinceramente que duvido.

nunocavaco disse...

Se calhar não sei, mas também não me interessa até porque como já disse não ando a procurar nada.

Anónimo disse...

É verdade, a concelhia avalia o trabalho dos eleitos, mas também é verdade que os eleitos são quase todos membros da concelhia

AV disse...

Mas e daí?
Onde é que os votos entram?
Sejamos claros: ou o homem meteu a pata na poça e deve ser corrido ou não meteu e não deve.
Se vai ser corrido então é porque...

AV1