domingo, janeiro 09, 2005

Trivialidades da Pop

Para esta coluna já recebemos diverso material, com destaque para o contributo d'O Brocas que nos enviou as fotos dos seus vinis dos Beatles, Sérgio Godinho, José Afonso e outros nomes da música dos anos 70/80, com destaque para o grande clássico que foi o single original de O Pirilampo Mágico. Brevemente incluiremos parte desse material, à medida que o formos tratando.
Por agora fiquemos com umas curiosidades, só para distrair, do Top 75 britânico.
  • O single que fez a transição no nº 1 do Top dos anos 70 para os anos 80 foi o Another Brick in the Wall dos Pink Floyd, para muitos uma obra-prima, embora para mim seja apenas uma grande estucha.
  • Grande estucha foi também a 2ª versão do single de beneficência Do They Know it’s Christmas, dos Band Aid II, que fez a transição de Dezembro de 1989 para Janeiro de 1990 no primeiro lugar.
  • A música que esteve mais tempo seguido no nº 1 em todos os anos 80 (9 semanas seguidas em 1984) foi o Two Tribes dos Frankie Goes to Hollywood, facto que, confesso, me deixa razoavelmente indiferente.
  • Para minha grande satisfação, a banda que esteve mais tempo no Top 75 britânico na década de 80 foram os Madness, com um total de 218 semanas. Resta acrescentar que o One Step Beyond foi o meu segundo LP da fase adolescente, propriamente meu, mesmo que não tenha sido o primeiro a ser comprado com dinheiro do próprio bolso. O resto eram aquisições familiares, que não contam.
  • Para acabar, por hoje, John Lennon teve três Top 1 póstumos com Just Like Starting Over, Imagine e Woman entre Dezembro de 1980 e Fevereiro de 1981. A Yoko Ono agradeceu, bem como o seu gerente da conta bancária.
Fonte: Daniel Blythe, The Encyclopaedia of Classic 80's Pop (London, 2002)

Sem comentários: