sábado, janeiro 14, 2006

Cortinas de fumo

Do Região de Setúbal:
«A Badoca – Actividades Turísticas vai investir cerca de 50 milhões de na construção de um Parque Temático no concelho da Moita, que deverá abrir portas em 2009. Na sessão pública de quarta-feira, a autarquia aprovou o protocolo para a cedência de um terreno com cerca de 37 000m2, em Pinhal do Forno, com vista à construção do parque.
(...)
A promotora trabalhou no projecto nos últimos três anos e apresentou-o a várias autarquias da região da Grande Lisboa. O município da Moita foi escolhido porque «acolheu muito bem a ideia e desde o primeiro instante se mostrou disponível para o projecto»
(...)
Quando estiver a trabalhar em pleno, o parque empregará cerca de 800 pessoas, e a Badoca assegura que será dada prioridade aos moitenses. A localização em Pinhal do Forno, freguesia de Alhos Vedros, «é estratégica e permite boas acessibilidades», segundo o autarca da Moita, devido à proximidade do IC 22. »

Dúvidas:
a) Afinal qual é a dimensão do investimento, 50 ou 75 milhões de euros ?
b) O terreno cedido é de 37 ou 60 hectares ? É de 60, sendo 37 para edificação, não é ?
c) Se o projecto foi trabalhado nos últimos 3 anos e apresentado a várias autarquias, sendo que a CMM "desde o primeiro instante se mostrou disponível", poque andou tudo no segredo dos deuses durante este tempo (é que de repente tive um flash relativo à cronologia do PDM, assunto a merecer um futuro olhar) ?
d) O parque empregará, quando em pleno, 800 ou 1200 pessoas ? "Moitenses" ou de todo o concelho ? EU sou "alhosvedrense", não me poderei candidatar ?
e) O jornalista não sabe que IC's passam no nosso concelho ou é gralha?
f) Porque será que as declarações, nesta notícia, do administrador da empresa promotora são um pouco diferentes da documentação que consultámos e das próprias declarações do Pressidente da CMM, especialmente em matéria de números ?

Agora a pergunta de algibeira, suplementar, para o grande prémio:
g) Se fosse num outro concelho, de outra orientação política, o tema escolhido seria o mesmo ?

AV1

Sem comentários: