sexta-feira, janeiro 20, 2006

Promessas por cumprir II

O nosso amigo Conservador enviou-nos um texto E-N-O-R-M-E, que iremos partir em duas ou três partes para melhor ser absorvido pelos amigos leitores.
Ele já sabe que esse vai ser o destino da prosa, porque, enfim.
De qualquer modo iremos disponibilizá-lo, desde já, na sua versão completa no ainda vivo AVP-Best Off. Portanto, os apressados e com vontade de ler podem ir lá já (ou daqui a bocadinho...).
O tema já adivinham qual é:

Parque Temático da Moita: Grande sucesso anunciado!
Sim? Não? Talvez?
Se formos vivos, veremos.


O Projecto de Parque Temático da Moita encerra uma ideia interessante e vem embrulhado num mar de dúvidas e de interrogações.
Algumas delas muito bizarras.
Para além das citações ao correr da pena, veja-se com muita atenção aqui, a 1ª e as restantes 3 páginas da Proposta de Resolução do Presidente da Câmara da Moita apresentada ao Executivo Camarário a 11JAN2006 e veja-se igualmente o Texto do Protocolo Câmara da Moita / Badoca Parques aqui.
Sejamos claros:

Positivo:
Trazer para o nosso Município um investimento avultado, numerosos postos de trabalho e um chamariz de público que aqui venha continuamente aprender um pouco das grandes referências da nossa História, divertindo-se alegremente, é algo que surge e deve ser à partida saudado como interessante e positivo.
Se não trouxer vícios, se não tiver nascido torto, se não encerrar deslizes, pode ser coisa boa.
Se os tiver, e eles forem do tipo dos pecados veniais, veremos se podem ser corrigidos.
Se forem pecados mortais, aí…cuidado.

Confuso e preocupante:
Na divulgação pública em http://www.cm-moita.pt/cmm/noticias/artigo.php?n_id=732 a Câmara Municipal da Moita fala de 75 milhões de Euros a investir pela Badoca Parques. Esta Empresa, também designada por Promotora, aqui, fica-se pelos 50 milhões.
A Câmara diz 1200 novos Postos de Trabalho. A Promotora diz 800.
A Câmara fala em 3 milhões de Visitantes ao ano. A Promotora fala de 1,2 millhões.
A Câmara fala em 37.000 m2 de área edificada acima do solo. No Protocolo assinou-se “não menos de 40.000 m2”, expressão inédita e que fará furor e escola para o futuro, pelo menos neste Município.

Intrigante:
O Parque, supostamente local divertido e ruidoso, com alegres diversões e instalações sonoras e feixes de luz e pisca-piscas por todo o lado (será um Parque Temático, e não um Parque Sorumbático), e gente a gozar alegremente as Aventuras, os Jogos, as mais variadas Cenas, é contíguo com o Loteamento do Quadrado (Moradias em Quintinhas recatadas) e com o Cemitério Novo da Moita.
Receia-se bem que a vizinhança (e não estamos apenas a falar nas Vacas e nos Bezerros com stress incontido e aos saltos sem parar, nas duas Vacarias de gado de carne e de gado de leite a Nascente mesmo em frente, das maiores da Região) se venha a ressentir.
Falamos antes de paz e sossego para as Moradias do Quadrado logo ali do lado Poente, e aí, adeus. Já têm os tirinhos do Campo de Tiro, já têm o tráfego que nem balas do IC13/IC32, agora têm festa e alegria com barulho a jorros todo o ano, até às tantas, com uma média entre 10 a 30 mil visitantes ao dia, ali mesmo ao lado. Vai ser o bom e o bonito. E sabermos que alguns desses Vizinhos poderão ter fugido dos seus Apartamentos em Entrecampos, em Lisboa!
Do outro lado Norte, logo ali a poucos metros, visitar o Cemitério ou pior ainda levar à campa os entes queridos ao som dos apelos dos altifalantes do Parque a gritarem “É a última chamada para o Poço da Morte, quem já tiver bilhete é favor avançar”, tudo com muitos raios laser e estridente música de fundo, vai ser digno de ser visto, ouvido e sofrido.
Pensou-se nisso?

A nova Meca do Ocidente:
Três milhões de visitantes ao ano enche o Parque e enche o olho a qualquer um. Foi a Câmara quem o disse e escreveu. É óptimo, dir-se-á. Mas analisemos a coisa um pouco mais ao detalhe.Imagine-se que o Parque não fecha dia nenhum, Natal, Ano Bom e Dia das Mentiras sempre aberto: são quase sempre 365 dias a laborar. Ora, 3 milhões a dividir por 365 dá…mais de 8.200 pessoas em média por dia. Será? Será logo nos primeiros anos? Será quando? Será nunca?
E se a média não for exemplarmente regular, tipo dia sim, dia sim, nalguns dias serão muito menos, noutros serão 16 ou 24 mil visitantes ao dia, quiçá mesmo mais? Será? Será possível? Aqui?
E depois, três milhões de pessoas, OK. Temos infra-estruturas? Temos transportes, incluindo comboio rápido ou metro de superfície? Temos acessos rodoviários principais e secundários?
E as vias alternativas, em terra batida, próprias do lugar, já tão sacrificadas pelos camiões da Amarsul, como será com elas?
Temos parqueamento?
E quantos hectares de parqueamento serão necessários?
Em terra batida, com poeira no tempo seco e atasqueiro em período de chuvas?
Em solo macadamizado, betonado, impermeabilizado?
E os aquíferos, e a Várzea, e o ambiente ali tão perto?
Como será?
.
Só novos postos de trabalho serão 1200:
Que notícia boa, para mais em tempos de crise e de crescimento exponencial dos níveis de desemprego. Foi a Câmara quem o disse e escreveu. Óptimo! Registemos para mais tarde recordar.
Qual o nível de rigor desta previsão? Onde estão os estudos de sustentação desta previsão? São números para acreditar ou são foguetório para o povo olhar para o ar, fazer Ahh!... e bater palmas?
Entretanto, que protocolos e exigências de discriminação positiva poderão ser garantidos ou já estarão a ser assegurados para as populações, nomeadamente os jovens, mas não só, do Concelho da Moita e dos outros Concelhos da Península de Setúbal?
Mas vejamos com mais atenção:
Cerca de 1.200 postos de trabalho, em cada dia de trabalho completo um posto precisa de 3 pessoas, logo estamos a falar de cerca de 400 trabalhadores em cada momento no Parque, para 640.000 m2 de área (1 funcionário/ 1.600 m2), e em certos picos de afluência, para 24.000 Visitantes (1 funcionário/ 60 Visitantes).
Repartidos por Segurança, Bilheteiras, Stewards, Actores e Figurantes nas diversas Áreas Temáticas, Informações com Postos fixos e Equipas móveis, Apoio e Informação Temática, Restauração, Limpeza, Manutenção, Serviços Centrais, etc, etc.
Ver-se-á o acerto das previsões anunciadas.
Ver-se-á o rigor e a sustentabilidade do Projecto.
.
(continua ou está tudo aqui)
.
Conservador

1 comentário:

Anónimo disse...

Nasceu mais um

lusitaniaparque.blogspot.com