terça-feira, janeiro 10, 2006

Sim, é verdade !

Do Distrito Online:
«Cavaco Silva deu mostras da sua sensibilidade quando perseguiu Saramago “entregando-o aos espanhóis” e quando condecorou dois P.I.D.E.S.» (Nuno Cavaco)

Como já deixei comentado no espaço apropriado, não sou apoiante de Cavaco, nunca nele votei, nem votarei em nenhuma volta destas Presidenciais.
Mas acho que existem níveis de rigor e honestidade intelectual nos ataques desferidos aos adversários, em especial por parte de quem critica os outros de serem rudes e maledicentes, como já foi o caso de Nuno Cavaco em relação a nós.
A verdade, é que José Saramago foi excluído de uma lista para atribuição de um prémio literário por parte de um secretário de Estado da Cultura, de seu nome Sousa Lara, homem muito visto e ouvido por causa da Universidade Moderna. Não me consta que Cavaco Silva tenha intervido no processo, nem que o dito secretário tenha sobrevivido muito ao caso. Nuno Cavaco era jovem, talvez não se lembre bem dos detalhes da peripécia, o que é natural. Tal como não se lembrará das práticas persecutórias que o próprio Saramago teve quando os tempos eram mais quentes, por exemplo no Diário de Notícias, já lá vão uns 30 anitos.
Quanto à condecoração dos P.I.D.E.S. (penso ser gralha, pois NC deveria querer escrever "elementos da PIDE" ou um popularucho, mesmo se incorrecto, PIDE's), sou eu que estou com a memória franzida, ou então são os meus arquivos que estão a falhar.
Será capaz Nuno Cavaco de nomear quem foram eles, quando isso aconteceu e exactamente quem os condecorou ?
É que tenho a peregrina ideia que, no meio de tudo isto, há uma qualquer descolagem em relação à verdade dos factos.

Por fim, apenas um pedido à concelhia ou distrital do PCP.
Por favor, mandem alguém auxiliar o camarada Nuno neste tipo de defesas a todo o custo da posições do partido e não o deixem sozinho a fazer todo o trabalho.
Não é só o desgaste que isso provoca e a natural quebra de viço e rigor nas prosas, é a gradual parecença que vai tendo com o outro seu camarada Manuel Madeira no tipo de imagética usada e na forma algo caricata como tenta apoucar a imagem de quem, para o bem e o mal, sempre foi durante 10 anos Primeiro-Ministro, ganhando três eleições democráticas, duas das quais com maioria absoluta.
Se a força do voto serve aqui no concelho para sugerir que os críticos se calem, porque não servirá noutros níveis da vida política pelo menos para serem atacadas as ideias e não as pessoas ?
Não é isso que o amigo NC está sempre a escrever-nos nos seus comentários ?
Bem prega frei Tomás...

AV1

18 comentários:

nunocavaco disse...

Av1 então agora já não sou controlado pela concelhia do P.C.P.. Afinal, as ideias são minhas. Com gralhas ou sem gralhas, o texto é da minha responsabilidade, está assinado por mim e é a minha forma de pensar. Quanto ao ser muito miúdo na altura, não se esqueça de que muita boa gente trabalha sobre factos históricos e ninguém advoga a idade para os contrariar. Começo a encontrar uma linha de condução de ideias. Vocês e não me venham agora com desculpas afirmaram que o P.C.P. pediu aos seus militantes para se calarem depois das eleições, o que é mentira. Vocês, e não me venham com mentiras, afirmaram que o Jerónimo tem alguém para andar a enxovalhar os quintais dos outros, vocês e não me venham com desculpas afirmam o que bem entendem e ficam crispados quando alguém os confronta. Amigo Av1 para quem não defende Cavaco Silva, parece-me que você está a cumprir e bem o seu papel.

nunocavaco disse...

Av1, esqueci-me de referir que não chamei idiota a ninguém como alguns o costumam fazer na blogosfera. Não concordando com as atitudes de Cavaco Silva, este é um ser humano e como pessoa merece respeito. No artigo diga-me onde ataquei o homem na sua esfera pessoal. Não ataquei, só o ataquei nas acções políticas, e essas, são públicas.

AV disse...

Não, Nuno Cavaco,
Você não respondeu a nada, porque o que afirmou no seu texto carece de fundamentação factual.
Quem "perseguiu" Cavaco ?
Quem condecorou "P.I.D.E.S." e quando ?
Nós também não cahamámos "idiota" a ninguém, recomendámos a leitura do livro "O Idiota" que, como o amigo não leu, nem sabe do que trata.
Quanto ao resto, e na táctica costumeira, mistura o que se disse e o que se não disse, baralha e torna a dar.
O que não impede de não ter atacado nenhuma ideia de ninguém, mas sim comportamentos de terceiros, que nem do próprio.
Vá, diga-nos lá ?

QUEM "PERSEGUIU" SARAMAGO ?
QUEM CONDECOROU "P.I.D.E.S."; quais e quando ?

Não preciso de ser apoiante de Cavaco para o defender de ataques do tipo do seu.
Se fizessem parecido ao Jerónimo de Sousa, acusando-o das depurações na URSS, eu também o defendia (como defendi outros camaradas seus, há muito tempo, quando o fizeram).

Já agora, onde estava o amigo Nuno quando "não perseguiram" o João Amaral e não "expulsaram" o Carlos Brito ?

AV1

nunocavaco disse...

Parece exaltado, tenha calma, olhe o seu coração. Mais uma vez usa a táctica do costume, faz 50 perguntas e não me responde também. Admita que se engana e o que andava a dizer. Lembra-se da expressão "corninhos recolhidos", não é minha. Quem perseguiu Saramago foi em última circunstância Cavaco Silva, porque ele é o primeiro responsável pelo executivo. Já agora e como anda bem informado, não ouviu Jerónimo de Sousa falar nas condecorações dos Pide´s e atacar Cavaco por não olhar para Salgueiro Maia. Onde anda, distraído, foi há poucos dias.

AV disse...

Em última instância, portanto, Jerónimo de Sousa, é responsável pelo que qualquer comunista avulso faça numa secção do partido, é isso ?
O facto de o camarada Jerónimo dizer que os Pide's foram condecorados, não faz com as condecorações passem a ser atribuídas pelo Governo, mas..., mas..., vá lá, homem, esforce-se e complete a frase.
Ainda é novo, pode esforçar-se...
Eu só lhe fiz 2 perguntas.
A mim não fez nenhuma.
Pensou que fez, mas deve ter-lhe faltado a concretização.

Mas, de qualquer modo, felicito-o pois parece que o Jornal da Moita vai deixar de hibernar e a sua prosa vai estender-se às massas.
E, como de costume, irão parabenizá-lo na secção.
Isso é que conta.
:D

AV1

nunocavaco disse...

Perguntei-lhe se considera que é verdade o que afirmou que o P.C.P. mandou calar os militantes?

AV disse...

Isso ?
Eu afirmei, e repito, que (com um fraseadop eventualmente diferente) a "empresa de segurança" mandou os seus "vigilantes" abandonarem o terreno.

Se encontrar algum texto meu no AVP em que esteja lá dito que o PCP mandou os seus militantes calarem-se, ou deixarem de infestar os blogs, eu mando-lhe pagar uns tremoços e umas imperiais n'A Fragata.

Se alguém, por magia do seu pensamento, substitui as palavras escritas, então não é comigo.

Mas eu tenho aqui um livro de um acho que ex-camarada seu, Álvaro Mateus, que em 1976 e 1977 escreveu sobre A Política e as Palavras (Edições Caminho, ora bem.

Agora não, que tenho que beber o galão de meio da manhã e comer o folhado de maçã para as sinapses continuarem activas, mas de tarde eu posto um excerto.

AV1

nunocavaco disse...

Av1 será amnésia ou anti-comunismo primário. Amigo o que escreveu em cima não corresponde exactamente à verdade. Coloco aqui as suas palavras:

" A quêm possa interessar, informa-se que, não vale a pena tentarem provocar os militantes do P.C.P. pois aos mesmos, foram dadas indicações ( pela coordenação distrital) para se manterem calados. (Dinis de Ataíde)"

- cometário do Av1,- no blogue- Isso eu já tinha percebido, pela forma como os corninhos regressaram às cascas nos blogs de cá, do Barreiro e não só.
Ganho o Poder, já não há razão para lançar mais bostas para o ar.
Mas eu acho que, com jeitinho e se estiver para isso, consigo chateá-los mesmo.

Amigo então quer provocar os comunistas, e dá-se a esse trabalho todo. Qualquer dia explico-lhe duas ou três estratégias políticas que não vêm nos livros, apreendem-se em casa.

AV disse...

Continuo sem perceber:

a) Se o texto citado é de um post meu no AVP.
b)Se sou o autor do blog "Dinis Ataíde".
c) Se o meu comentário diz mais do que ter percebido o que está escrito e que parecia ser adequado à realidade (os comentários no Alhosvedrense desapareceram e depois o próprio fechou-os).
d) Se alguma vez eu atingi fosse quem fosse com factos inventados.

Já em outros casos...
Mas, a propósito:

1) Quem "perseguiu" Saramago ?
2) Que Pide's foram condecorados, quando e por quem ?

Não chega o camarada Jerónimo dizê-lo. Se quiser eu tenho toda a colecção da Visão, 95% dos cadernos principais do Expresso desde 1983 e um bom espólio de recortes de imprensa dos últimos 25 anos.
A garagem está é um bocado atafulhada e tenho sempre medo da humidade.
Esteja à vontade para referir factos e datas que eu verifico-os sem cobrar nada.

Quanto às estratégias políticas, já tinha percebido que "eram de trazer por casa".
Não sei porquê, e não é contra a terra, mas a malta da BB parece tê-las em barda, independentemente das cores.
Já o Tita Maurício saltava logo e o amigo Nuno e o seu amigo superior seguem as mesmas pisadas.

AV1

nunocavaco disse...

http://dinisataide49.blogspot.com/

foi aqui que escreveu. Quanto aos corninhos, parece-me uma expressão infeliz, mas da minha parte está desculpado. Quanto à amnésia posso indicar-lhe um ou dois médicos que podem tratar disso.

Um abraço e não me chateia nada, diverte-me.

P.S.- cavaco silva para além de sanear Saramago, saneou muitos milhares de trabalhadores portugueses. Mas eu tenho o maior respeito pela pessoa, afinal apenas foi um "instrumento" nas mãos do grande capital.

AV disse...

"Corninhos" é uma expressão carinhosa, muito aplicada a quem agora adora uma Praça de Touros como de uma Pirâmide de Gizé se tratasse.
Amnésia não tenho, o meu caro Nuno é que se agarra a um texto que não escrevi, aproveitando um comentário que lhe fiz como se da Bíblia se tratasse. Mas eu até confirmo e lhe repito o que aí escrevi.
Verifiquei que, por altura do post do blog DA, certos comentadores muito vigilantes desapareceram. Ora, como alguém me diz que isso se deve a uma acção de alguém e isso tem lógica, anoto o facto.

Já o amigo Nuno, em vez de amnésia, tende a baralhar tudo o que lê.
Agora Cavaco já "saneou" Saramago.
Mas isso devia ser motivo de honra !
Já agora, porque não falar dawquele Presidente da Câmara de Mafra que vetou a aplicação do nome de Saramago a uma escola ?

Cavaco saneou muitos trabalhadores mas também aumentou os salários da Função Pública, incluindo os da Adminsitração Local.
Eu sei, porque já lá estava e vi.

Os ataques a Cavaco deveriam ser feitos de outra forma, mas vocês não percebem que essa radicalização no sentido do dramatismo, deu no que deu com o João Soares em 2001 para a Câmara de Lisboa, perdida para o S. Lopes com os "anti-fascismos" repescados e agora vai dar 60% ao seu homónimo.

Quem sou eu para iluminar um aparelho de "puros" pensadores mas, quiçá, porventura, talvez, já pensaram atacar Cavaco por outros lados, como ainda ontem muito eficazmente fez o Santana Lopes na SIC-Notícias ?

E já agora, a história dos Pide's, ainda está à espera da resposta dos arquivos da Soeiro ?
Dê-me os nomes e as datas, já lhe pedi, que eu confirmo.

AV1

AV disse...

Adenda:
O "Vigilante" também dizia divertir-se muito.
Agora distorça lá esta frase para barafustar que eu estou a identificá-lo com alguém.
Aplique lá essas técnicas "aprendidas em casa".
Na minha casa, os meu pais só me ensinaram a ser rigoroso e a não pactuar com desvios à verdade.

E aqui ninguém está a falar de mais nenhuma família do que a minha.
Nem pense ir por aí...

:))

AV1

nunocavaco disse...

Av1 eu nunca questionaria a sua familia, nem sobre a educação que lhe deu, nem a educação que você dá a quem quer que seja. Só o facto de você dizer nem pense em ir por aí prova que não me conhece. Como já disse não tenho nada contra si e muito menos contra a sua família. Apenas respondo, da minha forma às suas afirmações. Muita saúde para todos. Quanto ao facto de me identificarem com o vigilante, penso que já estará mais que esclarecido para eu me aborrecer. E também é certo que algumas coisas que ele afirmou eram efectivamente verdade. Eu não concordando com os seus métodos e com as palavras utilizadas, não deixo de achar que trouxe algumas verdades à luz do público. Critico mais uma vez os ataques pessoais do vigilante, mas sublinho que se provou que falava verdade na maioria dos casos.

AV disse...

"Critico mais uma vez os ataques pessoais do vigilante, mas sublinho que se provou que falava verdade na maioria dos casos."

Inclui ou exclui o facto de nos acusar de sermos assalariados e lacaios do PS e que E.P. era a nossa dona ?
Inclui ou exclui o facto de ter dito que tínha sido abandonado pela minha mulher, de ser pidesco, etc, etc...
É que as suas formulações vagas, são como aquela sobre a condecoração dos pide's... fica no ar e não esclarece nada com rigor.

nunocavaco disse...

Efectivamente não acho que sejam lacaios do P.S. e quanto ao facto de ele referir a sua mulher acho que esteve bastante mal. Apenas acho que vocês por vezes excedem-se nas criticas e para sua surpresa outras há que concordo, mas também já lhes disse que não existe obrigação de leitura dos vossos blogues por parte dos eleitos. Hoje de manhã tive esta disponibilidade porque tirei a manhã, mas nem sempre tenho. Da minha parte e para que fique bem claro, se alguma vez o feri na sua integridade pessoal, mil desculpas, quanto à discussão política, não retiro uma virgula. Mas respeito o que diz, se não não lhe respondia.

AV disse...

Os eleitos não têm de ler os blogs, concordo.
Nem os jornais, como lá dizia o Cavaco, mas o Aníbal.
Lembra-se ?
Nem, em última instância, depois de eleitos, são obrigados a ouvir a populaça durante 3,5 anos.
É a Democracia que temos.
Concordo.

Quanto às desculpas, não é caso para isso. Se houvesse razão já lha tinha feito perceber claramente, apenas lhe explico que nós também somos aquilo que admitimos que os nossos amigos façam, sem lhes chamar à atenção.

Just that...

Não tinha tirado esta manhã, mas olhe que o trabalho está a ressentir-se.
Agora só volto lá para a tarde profunda.
Não é falta de interesse, apenas o facto de não ter sido deslocalizado e...

AV1

Mário da Silva disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mário da Silva disse...

Caro Cavaco.

Era brincadeira. Olhe que é azar ter o mesmo apelido.

Agora mais a sério.

Quando tiver uma brechinha no seu tempo livre veja lá o assunto referido aqui e diga-nos de sua justiça.

Não me diga que não sabe do que se trata que eu nem acredito quando tantos de nós já o sabem e nem somos de partido nenhum nem estamos tão junto do poder autárquico como o amigo.

Até mais.