segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Centenário





Faz hoje 100 anos que nasceu Agostinho da Silva, que muitos consideram um dos maiores pensadores portugueses.
Embora concorde com isso, também discordo.
Concordo porque, em si próprio, o que nos deixou escrito e dito Agostinho da Silva é importante na sua singularidade, assim como a sua vida é uma lição de vitalidade e inconformismo.
Porque discordo ?
Porque infelizmente essa vida e pensamento de AS deixou poucas raízes e, principalmente, muitas das que deixou foram e são inconsequentes ou são marcadas pelo aspecto mais pitoresco e menos rigoroso do homem, bastando para isso - e lá vai heresia . verificar o que se passou nessa matéria entre nós, em Alhos Vedros: as evocações de Agostinho da Silva esgotam-se quase em si mesmas, pouco tendo de consequências práticas.
Uma coreografia episódica de uma duvidosa estética da "vadiagem" e pouco mais.
E podem bater-me à vontade a este respeito, pois mantenho a mesma ideia há muito tempo.
Ora Agostinho da Silva tinha muito mais substância do que esse vadiar que tanto atraiu alguns.
Para isso basta ler os seus volumosos escritos e não se ficar por um apanhado pela rama e pela espuma das aparências.
No seu aproveitamento mais extremo, as apropriações de Agostinho da Silva desaguam no discurso do politicamente correcto mais inconsequente e inócuo, que só questiona o óbvio e nada ofende, ou seja, aquilo a que a vida do próprio mais se opôs, mesmo se no final da dita a súbita notoriedade pública o possa ter confundido e deixado resvalar do seu percurso inicial.
Mas enfim... tudo isto velhas heresias e dissidências minhas em relação a tertúlias alhosvedrenses, bem intencionadas não o nego, mas... mas... fiquemo-nos por aqui.
Quanto ao resto, o que interessa é que o Público vai fazer sair a partir do próximo Domingo uma colecção de 5 DVD's com as Conversas Vadias que passaram na RTP2, mais um documentário.
Recomendo - vivamente - o 4º DVD, de 12 de Março, com conversas que incluem Miguel Esteves Cardoso, Herman José e Manuel António Pina, três das mais interessantes da série, com algum humor e não necessariamente as mais reverenciais.

AV1

Adenda: Na 2:, de hoje a 5ª feira, lá pela uma da manhã, irão passar as conversas com Adelino Gomes, Maria Elisa, Miguel Esteves Cardoso e Herman José. Apesar de tudo, ao preço das boas cassetes VHS, sou capaz de sempre me ficar pela compra do tal DVD:

Sem comentários: